Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Jr.: Lição 9 – Eu vos declaro marido e mulher!

PARA REFLETIR

Liderança e submissão

Uma das coisas cristalinas de Efésios 5 é que os papéis de marido e esposa no casamento não são designados arbitrariamente nem são reversíveis, tanto quanto não são reversíveis os papéis de Cristo e da igreja. Os papéis de marido e esposa estão radicados nos diferentes papéis de Cristo e sua igreja. A revelação desse mistério traz à luz a intenção original da aliança de casamento no jardim do Éden.

Isso pode ser visto com mais clareza ao se ponderar sobre o que o pecado fez à liderança e à submissão e como o ensino de Paulo aqui em Efésios 5 é tão perfeitamente adequado para remediar tal corrupção. Ao entrar no mundo, o pecado arruinou a harmonia do casamento não por ter trazido à existência a liderança e a submissão, mas porque transformou a liderança humilde e amorosa do homem em dominação hostil de uns e na indiferença indolente de outros. E corrompeu a submissão inteligente, espontânea, feliz, criativa e articulada da mulher na subserviência manipuladora de umas e na insubordinação descarada de outras. O pecado não criou a liderança e a submissão. Ele as arruinou, corrompeu, tornou-as feias e destruiu.

Ora, se isso for verdade, então a redenção que aguardamos com a volta de Cristo não é a demolição da ordem criada originalmente de liderança em amor e de submissão solícita, mas a sua recuperação das devastações causadas pelo pecado. E isso é exatamente o que encontramos em Efésios 5.21-33. Esposas, permitam que sua submissão decaída seja redimida, moldando-a conforme a intenção de Deus para a igreja. Maridos, permitam que sua liderança decaída seja redimida, moldando-a conforme a intenção de Deus para Cristo.

Casamento temporário, uma parábola de permanência, de John Piper, Cultura Cristã.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share