Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Jr.: Lição 17 – Eu, você e a Igreja

Missão global

Quando Cristo pregou o evangelho do reino, ele não só visitou as cidades grandes e ricas, mas também as aldeias pobres e obscuras (Mt 9.35). A alma das pessoas que não valem nada aos olhos do mundo é tão preciosa para Cristo (e deve ser também para nós) quanto as almas das pessoas mais importantes. O Senhor Jesus se comove com compaixão pelas pessoas (v. 36) não só por causa de seus problemas físicos e temporais, mas especialmente por causa de suas necessidades espirituais. Ele vê sua ignorância e sua falta de preocupação, mesmo sabendo que perecerão em breve. Cristo é um amigo muito compassivo para almas preciosas. Foi a misericórdia pelas almas que o trouxe do céu para a terra e, por fim, para a cruz. Como ovelhas sem pastor, as nações não têm um rei espiritual para guiá-las fielmente até Deus (v. 36; cf. 1Rs 22.17). Nenhuma criatura possui uma tendência maior de se perder do que uma ovelha, e nenhuma criatura se torna mais impotente quando vagueia perdida. Pecadores são ovelhas perdidas, e os falsos mestres as tosam, em vez de alimentá-las (Jr 23.1-8; Ez 34).

Por isso, o Senhor desperta seus discípulos para que orem por trabalhadores para a ceifa espiritual (Mt 9.38). Existe muito trabalho a ser feito, existem multidões de pessoas que precisam ser instruídas pela palavra de Deus. Enviar trabalhadores é obra de Deus. Cristo prepara ministros (Ef 4.11). Todos que amam a Cristo e às almas deveriam mostrar isso por meio de suas orações sinceras a Deus, para que ele envie mais pregadores hábeis, fiéis, sábios e trabalhadores. É um bom sinal de que Deus esteja prestes a conceder uma misericórdia especial quando desperta seu povo para ir até o trono da graça (Sl 10.17). Assim como Cristo chamou seus discípulos para a oração e depois os enviou para pregar (Mt 9.38–10.8), os pregadores de Deus também devem orar “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8) e orar também para que Deus envie outros.

O Cristo ressurreto comissionou seus servos, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado (…)”.

Cristo, o Mediador, está construindo um reino; traga as nações para que sejam seus súditos. Cristo está construindo uma escola; traga as nações para que sejam seus alunos. Cristo está levantando um exército da verdade e do amor para lutar contra os poderes da escuridão; recrute as nações para que sirvam sob seu estandarte. Conquiste as nações para Cristo para que encontrem a alegria verdadeira!

 – Adaptado de Matthew Henry, Comentário sobre 3João 7; Mateus 9.35-38; 28.18-20

Bíblia de Estudo Herança Reformada

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share