O blog da Editora Cultura Cristã

Reforma31 – Dia 20 de 31

E SE VOCÊ ESTIVER PROCURANDO DEUS NO LUGAR ERRADO?

Onde você espera encontrar Deus? Nas demonstrações extraordinárias de poder, nas respostas imediatas às orações ou nas circunstâncias que parecem confirmar sua presença? Afinal, não seria natural esperar que um Deus glorioso se revelasse por meio daquilo que também consideramos glorioso?

Mas e se nossas expectativas estiverem nos impedindo de reconhecer a maneira como Deus decidiu revelar sua graça?

No século 16, Martinho Lutero enfrentou uma pergunta que transformaria sua compreensão da fé cristã: como um pecador pode ser aceito diante de um Deus santo e justo? Sua busca o conduziu a uma descoberta desconcertante. A justiça necessária para nossa salvação não poderia ser produzida por nossos esforços religiosos. Precisava ser recebida pela fé. E, para compreender essa verdade, era necessário olhar para onde a sabedoria humana menos esperava encontrar a glória divina: a cruz de Jesus Cristo.

Quando a justiça de Deus produz medo

Antes de se tornar uma das figuras centrais da Reforma, Lutero foi um monge profundamente preocupado com sua condição diante de Deus. Quanto mais considerava a santidade divina, mais percebia a insuficiência de seus esforços para alcançar a justiça exigida. Sua pergunta não era simplesmente como se tornar uma pessoa melhor, mas como encontrar paz diante de um Deus perfeitamente justo.

Essa inquietação surgiu em um contexto de intensos debates teológicos. No final da Idade Média, diferentes correntes procuravam explicar a relação entre a graça divina e a participação humana na salvação. Em Lutero e a teologia da cruz, Alister E. McGrath demonstra que a transformação do reformador não ocorreu em um único momento de iluminação. Entre 1509 e 1519, Lutero desenvolveu gradualmente uma compreensão distinta da justiça divina, especialmente por meio do estudo dos Salmos e das cartas de Paulo.

O problema estava no significado da justiça de Deus. Se ela fosse apenas o padrão pelo qual Deus condena pecadores, que esperança restaria àqueles que reconhecem sua culpa? Ao estudar Romanos 1.17, Lutero passou a compreender que o evangelho anuncia não somente a justiça divina que julga, mas também a justiça que Deus concede mediante a fé em Cristo.

A aceitação diante de Deus não depende de realizações religiosas ou aperfeiçoamento moral. Seu fundamento está na obra de Jesus Cristo, recebida pela fé. Essa compreensão representou uma ruptura decisiva com aspectos da teologia medieval que haviam marcado a formação de Lutero.

A fé não encontra segurança na justiça que conseguimos produzir, mas na justiça que Deus nos concede em Cristo.

O Deus que se revela onde não esperamos

Em abril de 1518, durante a Disputa de Heidelberg, Lutero apresentou uma distinção fundamental: a diferença entre o teólogo da glória e o teólogo da cruz. O primeiro procura compreender Deus a partir daquilo que a razão humana reconhece como poder, sabedoria e grandeza. O segundo aprende a conhecê-lo a partir de sua revelação em Cristo crucificado.

Essa distinção não significa que Deus tenha deixado de ser poderoso ou glorioso. O problema está em imaginar que podemos compreender sua ação salvadora simplesmente projetando sobre ele nossas próprias ideias de grandeza.

Na cruz, essas expectativas são confrontadas. O Filho de Deus é rejeitado, humilhado e condenado à morte. Aos olhos humanos, tudo parece derrota. Entretanto, é precisamente nesse acontecimento que Deus realiza a redenção de seu povo. Como afirma Paulo, a mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas poder de Deus para os que são salvos (1Co 1.18).

A teologia da cruz, portanto, não é apenas uma reflexão sobre o sofrimento. Ela revela que a sabedoria humana não pode estabelecer os critérios pelos quais Deus deve manifestar sua glória. É a revelação divina que precisa corrigir nossa compreensão de quem ele é.

A cruz não precisa se ajustar à nossa ideia de glória. É nossa ideia de glória que precisa ser corrigida pela cruz.

Quando nossa força revela nossa fraqueza

Essa verdade também confronta nossa maneira de viver. Gostamos de apresentar virtudes, conquistas e demonstrações de obediência como evidências de nosso valor espiritual. Entretanto, a cruz revela uma realidade que nossa autoconfiança resiste em admitir: somos incapazes de produzir a justiça necessária para nossa reconciliação com Deus.

Se nossos esforços fossem suficientes, a morte de Cristo não ocuparia o lugar central que as Escrituras lhe atribuem. A cruz expõe a gravidade do pecado e anuncia a suficiência da graça. Isso não torna a obediência desnecessária, mas impede que ela seja transformada no fundamento da salvação. Não obedecemos para conquistar o favor divino; obedecemos porque fomos alcançados por sua misericórdia.

Lutero também compreendeu que a fé precisa enfrentar situações nas quais as promessas de Deus parecem contrariadas pelas circunstâncias. Ele conheceu experiências profundas de angústia e provação espiritual, relacionadas ao que descrevia como Anfechtung. Nesses momentos, a fé é chamada a confiar na Palavra de Deus, mesmo quando não consegue compreender plenamente sua providência.

Isso não significa que todo sofrimento seja uma manifestação especial da presença divina. Significa que não devemos medir a fidelidade de Deus apenas pelas circunstâncias. Na cruz, aquilo que parecia a derrota definitiva de Cristo tornou-se o caminho de nossa redenção.

A fé não exige que Deus corresponda às nossas expectativas. Ela se apega à sua promessa, mesmo quando as circunstâncias parecem contradizê-la.

Uma vida transformada pela cruz

A teologia da cruz não modifica apenas nossa compreensão da salvação. Ela também transforma nossa relação com o próximo. Uma espiritualidade construída sobre a busca de reconhecimento facilmente se torna competitiva, levando-nos a medir nossa importância pelas realizações ou pela posição que ocupamos.

Mas o Cristo que se entregou pelos pecadores nos chama à humildade, ao amor e ao serviço. Não precisamos reproduzir seu sofrimento como se nossos sacrifícios pudessem completar sua obra redentora. Somos chamados a viver, pela fé, à luz daquilo que ele realizou definitivamente por nós.

Essa perspectiva nos liberta da necessidade de transformar a religião em demonstração de superioridade. Diante da cruz, desaparece qualquer motivo de vanglória pessoal. Tudo o que possuímos foi recebido pela graça.

Afinal, onde devemos procurar Deus?

Voltemos à pergunta inicial: e se você estiver procurando Deus no lugar errado?

Se esperamos reconhecê-lo apenas nas manifestações extraordinárias de poder ou nas circunstâncias que confirmam nossos desejos, podemos deixar de perceber a profundidade de sua revelação em Cristo.

A cruz não diminui a glória divina. Ela revela uma glória que ultrapassa nossas expectativas. Ali, Deus manifesta a gravidade de nosso pecado e a grandeza de sua misericórdia. Aquilo que parece fraqueza anuncia o poder da salvação; aquilo que parece derrota revela a vitória do Salvador.

Lutero precisou reconsiderar sua compreensão da justiça de Deus para reconhecer essa verdade. Nós também precisamos permitir que o evangelho corrija nossas ideias sobre a salvação e sobre nós mesmos.

Não precisamos procurar um Deus mais glorioso do que aquele que se revelou em Jesus Cristo crucificado. Precisamos aprender a reconhecer sua glória precisamente ali.

Para continuar a reflexão

Em Lutero e a teologia da cruz, Alister E. McGrath investiga o desenvolvimento do pensamento de Martinho Lutero entre 1509 e 1519, situando sua transformação teológica no contexto religioso e intelectual da Baixa Idade Média. A obra examina as mudanças em sua compreensão da justiça de Deus e da justificação pela fé, culminando na formulação da teologia da cruz apresentada na Disputa de Heidelberg, em 1518. Um estudo fundamental para compreender como a cruz de Cristo se tornou decisiva para a teologia da Reforma.

Livro do Dia 20 — REFORMA 31

Lutero e a teologia da cruz
A ruptura teológica de Martinho Lutero

Nota editorial: Este artigo foi adaptado dos temas desenvolvidos por A. Craig Troxel, Richard D. Phillips, Michael A. Milton e Burk Parsons em Série Fé Reformada – volume 5, publicado pela Editora Cultura Cristã.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share