Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Kids: Lição 16 – Os Dez Mandamentos, nosso relacionamento com Deus

PARA REFLETIR

Graça e lei

Os Dez Mandamentos começam com um lembrete da graça redentora: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te trouxe da terra do Egito, da casa da servidão” (Êx 20.2). De fato, a lei de Deus regulava cada faceta da vida de Israel, afirmando sua autoridade como Senhor sobre todos. Israel não podia ser o povo da aliança de Deus sem obedecer ao Senhor da aliança (19.5-6). Mas a obediência aos mandamentos deve fluir da fé no Deus que já realizou a salvação e em seu Mediador (4.1; 14.31; 19.9). A graça de Deus nos prepara para andar em justiça porque Cristo redimiu seu povo da penalidade e do poder do pecado (Tt 2.11-14).

A posição da igreja como propriedade exclusiva de Deus não é baseada em sua obediência à lei, mas na morte de Cristo (Tt 2.14). Significativamente, Deus deu a lei depois do êxodo, não antes. A lei seguiu a graça, definindo como o povo redimido deveria viver diante de Deus. Você se tornou parte do povo de Deus pela fé somente em Cristo. No entanto, a obediência à Palavra de Deus ainda é uma parte vital do relacionamento pactual (Jo 14.23; 15.5), pois a lei continua como regra de vida para os crentes, à qual eles respondem com gratidão (Jr 31.33; 32.40; Ez 36.27). Portanto, busque a santidade, mas nunca tente cumprir a aliança de Deus por sua própria força. Confie na obra de Cristo e a graça de Deus o capacitará a viver em santidade. (Bíblia de Estudo Herança Reformada)

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share