Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 115

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Exaltem a grandeza de Deus.
  • Louvor. Entoem cânticos ou hinos de adoração a Deus. Sugestões: “Grande é o Senhor e mui digno de louvor…” e “Coroação” (Novo Cântico, nº 28).
  • Leia Salmos 115: Após a leitura, explique que o salmista exalta a grandeza de Deus, em parte mostrando a inutilidade dos ídolos. 115.1 Nome. As perfeições de Deus, que ele revelou aos homens. Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. 115.2 Nações. Nações gentílicas. 115.3 No céu. Não comunicando um distanciamento entre Deus e nós, mas sua supremacia (2.4). Tudo faz como lhe agrada. A vontade de Deus não é nem minimamente impedida, pois ele realiza tudo o que decretou (33.10‑11; 135.6; Jó 23.13). 115.47 Ídolos. Imagens de seres divinos, que, diferentemente do Deus vivo, são incapazes de dar sabedoria e poder àqueles que os adoram. 115.8 Semelhantes a eles. A idolatria torna as pessoas tão espiritualmente mortas, impotentes e estúpidas quanto as coisas que adoram (Is 44.9‑11,20; Jr 10.1‑16). Confiam. Colocam confiança neles para segurança (v. 9). 115.911 Confia. Mesma palavra usada no verso 8, um lembrete de que a salvação é pela fé, mas o valor da fé está em seu objeto. Escudo. Símbolo de proteção. 115.12 De nós se tem lembrado. O Senhor se lembrou ou intencionalmente focou a mente e o coração em seu povo. 115.16 Filhos dos homens. Literalmente, “filhos de Adão”. O Senhor revela a sua glória nos céus (19.1‑3; 103.19), mas deu domínio sobre a terra à humanidade quando a criou, para que ela governasse à sua imagem (Gn 1.27‑28; Sl 8).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Ironicamente, assim como os crentes genuínos são conformados à imagem do Senhor, os não regenerados se assemelham aos deuses produzidos por suas mãos e imaginação (v. 8). Os pecadores podem parecer externamente impressionantes (v. 4), mas eles não têm boca espiritual para clamar por sua graça ou confessar os seus louvores (v. 5,7), não têm olhos espirituais para contemplar a beleza de Deus em Cristo (v. 5‑6), não têm mãos para ofertar‑lhe em adoração (v. 7) e não têm pés espirituais para andar com ele em fé e obediência (v. 7). Eles são tão mortos espiritualmente quanto a madeira ou pedra que adoram (Ef 2.1), totalmente incapazes de agradar a Deus (14.1‑3; Rm 8.6‑8; 2Co 4.4). Por fim, Deus também removerá todas as suas habilidades naturais, deixando‑os impotentes e ocos como vasos para o fogo eterno. Portanto, fuja da idolatria.
  • A dobradiça sobre a qual a verdadeira adoração gira é a fé. Os idólatras são como seus ídolos porque confiam neles (v. 8). A salvação é pela fé no Senhor (v. 9‑11). Isso também sugere que, se confiarmos somente no Senhor para nossa salvação, nós nos tornaremos como ele (112.4). Por que exercer fé em Cristo nos torna mais parecidos com Deus?
  • Oração: Fujam da idolatria. Orem fervorosamente para que Cristo o salve de suas influências, que matam a alma.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share