Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 95

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Louvor: Louvem a Deus pela purificação que ele realiza na vida do seu povo por meio de Cristo. Sugestão: hino “Pureza no sangue de Cristo” (Novo Cântico nº 269).
  • Oração: Uma oração confessando a Deus a dureza do seu coração e as vezes em que o colocaram à prova. E outra oração agradecendo pela misericórdia divina que é oferecida por meio Jesus.
  • Leia Salmos 95. Em seguida comente que o salmista exorta o povo a louvar a Deus por sua grandeza e providência e adverte contra os pecados da geração do deserto. 95.1 Cantemos. Exultemos ou gritemos de alegria. Celebremos. Gritemos (v. 2). Rochedo. Rochedo imenso e inamovível, um símbolo de estabilidade. 95.2 Ações de graças. Um cântico de louvor. Salmos. Cânticos. 95.4‑5 Profundezas da terra. Profundezas não exploradas. Alturas dos montes. Os opostos, como profundezas e alturas, indicam totalidade; tudo está em sua mão, pois ele criou todas as coisas. 95.7‑11 Pasto e ovelhas. A figura de um pastor descreve Deus como o bom rei que governa sobre o seu povo (80.1). Hoje, se ouvirdes a sua voz. A voz de Deus continua a falar à igreja sempre que a Bíblia é lida e pregada (Ef 2.17). Esse texto é citado em Hebreus 3.7‑11 como uma advertência do Espírito Santo contra o endurecimento do coração contra a Palavra de Deus e o afastamento depois de se fazer uma profissão de fé. 95.8 Não endureçais. O povo de Deus não deve ser obstinadamente teimoso. Meribá (…) Massá. Esses nomes, em hebraico, significam “provocação” e “tentação”. Foram locais onde Israel se rebelou contra o Senhor (Êx 17.7; Nm 27.14). 95.10 Desgostado. Senti desgosto, aversão. Transviado. Hesitante ou confuso. Não conhece. Não reconhecem de coração. 95.11 Não entrarão no meu descanso. O povo já tinha entrado na Terra Prometida (Js 23.1), mas o descanso de Deus era mais do que isso e envolvia desfrutar de paz duradoura na presença de Deus, o que foi prenunciado pela criação do dia de descanso (Hb 4.3‑11). Vemos um tipo desse descanso no templo e no reino de Salomão (132.8,14; Dt 12.9; 1Cr 22.9,18; 23.25; 28.2), mas a realidade vem por intermédio do Príncipe da Paz e de seu reino de paz (Is 9.6‑7; 11.10), o próprio céu (Is 57.1‑2; Hb 4.9).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • A adoração leva o povo de Deus a lhe cantar louvor como o Salvador fiel, supremo Rei e único Criador de todo o universo. Ouvimos a voz de Deus na leitura e na pregação da Palavra. O que os versos 1‑7 nos ensinam sobre nossa resposta à Palavra de Deus na verdadeira adoração?
  • No culto há, realmente, duas opções: ou alegremente glorificamos a Deus por intermédio de Jesus Cristo, ou endurecemos o coração e o colocamos à prova. Se nos recusarmos a crer na Escritura, então nem mesmo ver milagres nos ajudará — Israel viu muitos milagres, mas a maior parte daquela geração do deserto se rebelou contra Deus. A trágica realidade é que muitos vão ao culto apenas para se colocarem sob a ira de Deus. O único modo de entrar na bênção do descanso de Deus é pela fé em Cristo. Portanto, não se engane, pensando que você pode permanecer neutro. Qual das duas opções você está tomando? Fuja da ira de Deus, coloque‑se sob os cuidados do Bom Pastor, que entregou a sua vida pelas ovelhas, e dedique o seu coração a cultuar a Deus.
  • Cântico: Um hino ou cântico de adoração a Deus. Sugestão: hino “Culto à Trindade” (Novo Cântico nº 4) ou “Adoração ao Criador” (Novo Cântico nº 23).
  • Oração: Encerrem com orações de gratidão pela fé em Cristo e coloquem-se sob os cuidados daquele que é o Rochedo da nossa salvação.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share