Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 55

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Abra seu coração diante do Senhor compartilhando tudo aquilo que angustia a sua alma humana.
  • Leia Salmos 55: Davi reclama por causa de suas tribulações e se consola na preservação de Deus. 55.9 Destrói. Pedido para que Deus engula ou confunda o inimigo. 55.10 Perversidade e a malícia. Desastre e tribulação. 55.11 Destruição. Ruína total. A opressão e o engano. Violência e traição. 55.17 À tarde, pela manhã e ao meio-dia. Não em três momentos específicos, mas continuamente. 55.22 Confia os teus cuidados ao Senhor. Dependa de Deus para ajudá-lo (v. 23; 22.10; cf. 37.5; 1Pe 5.7). 55.23 Homens sanguinários e fraudulentos não chegarão à metade dos seus dias. Homens violentos e assassinos morrerão vítimas de violência (Mt 26.52).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

Um crente pode enfrentar tribulações violentas que o oprimem com medo e horror. O próprio Senhor Jesus passou por isso (Jo 12.27; Mc 14.33-35). Quando o crente está com problemas, deve fugir para Deus, em cuja presença encontra um lugar de descanso fora do alcance daqueles que querem lhe causar dano. Às vezes, na vida, é um grande amigo, até mesmo, aparentemente, um amigo piedoso, que nos prejudica, causando grande dor. Fazemos bem em confiar no Senhor Jesus, o “amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24). Em oração, devemos colocar diante do Senhor o nosso fardo de sofrimento ou tristeza e, embora nem sempre o retire, ele nos sustentará e nos fortalecerá para suportá-lo. Como um amigo solidário e nosso Sumo Sacerdote, ele sabe exatamente como sustentar seus servos em suas maiores provações.

  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a segurança e consolo que Deus oferece ao seu povo – Sugestões: “Segurança e Paz” ou “Bondoso Amigo”, Novo Cântico (nº 154 e 159).
  • Oração: Peça que o Senhor o ensine a se refugiar somente nele e a descansar em suas promessas.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share