Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 46

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a presença e proteção do Senhor – Sugestão: “Castelo Forte”, Novo Cântico (nº 155).
  • Oração: Louvem a Deus pela confiante segurança, o conforto e livramento que ele oferece ao seu povo em meios às crises, os problemas e desastres que abalam este mundo.
  • Leia Salmo 46: Depois de ler o texto, mostre que o salmista expressa sua confiança no auxílio do Senhor em tempos de dificuldade. Esta confiança está fundamentada na presença do Senhor, pois literalmente, “Deus é para nós refúgio e proteção” (46.1). Não temer é uma expressão de fé (46.2; cf. Jo 14.1; Fp 4.5‑7). O colapso dos montes no mar pode ser uma metáfora para guerras e problemas nacionais (v. 9; cf. Is 17.12; Jr 51.25). 46.7 O Senhor dos Exércitos. Esse título enfatiza a absoluta autoridade do Comandante supremo. Conosco. O Senhor está presente para cumprir as suas promessas pactuais de graça ao seu povo (Deus de Jacó). 46.10 Aquietaivos. Muito provavelmente um chamado ao arrependimento por se enfurecerem contra Deus e fazerem guerra contra seu povo (v. 6,9).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • O grande reformador Martinho Lutero afirmou que esse era o seu salmo. Ele o inspirou a compor seu famoso hino, “Castelo Forte”. Frequentemente chamado de hino de guerra da Reforma. Ele expressa um tipo de confiante segurança no Senhor que deve ser a experiência de todo crente ao enfrentar ou prever as crises da vida. Deus é o conforto e a salvação de seu povo em seus problemas, mesmo quando desastres abalam seu mundo.
  • O princípio de “Emanuel” (Deus conosco) permeia o Antigo Testamento e alcança seu ápice na encarnação. O Filho de Deus se tornou o nosso tabernáculo vivo quando assumiu a carne humana (Jo 1.14). Embora tenha subido ao céu, seu Espírito permanece com a igreja como fonte constante de água viva (Jo 7.37‑39). Assim, Cristo está conosco em sua autoridade sobre todas as coisas, até o fim dos tempos (Mt 28.18‑20). Se ele está conosco, quem pode ser contra nós (Rm 8.31)? Como esse salmo nos ensina a lidar com os nossos medos?
  • Oração: Peçam que o Senhor os ensine a lidar com seus medos e as crises desta vida.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share