Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 3

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Leitura: Isaías 45.21‑22
  • Oração: Façam breves orações louvando a Deus pela proteção e pelos livramentos que ele oferece ao seu povo.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo de louvor a Deus – Sugestão: “Deus dos Antigos”, Novo Cântico (nº 18).
  • Leia Salmo 3: Após a leitura, explique que Davi ora pela segurança e proteção de Deus. Ele apela à misericórdia de Deus, confiando que o Senhor manteria fielmente a sua aliança e suas decorrentes promessas (2Sm 7.13‑16). Do Senhor é a salvação. Deus é a fonte de toda salvação do mal, seja física ou espiritual (Pv 21.31; Jn 2.9) — o único Salvador (Is 45.21‑22).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Haverá tempos em que surgirão problemas de todos os lados, mas Deus é nosso escudo, muito forte, sempre à mão, cercando‑nos em seu amor protetor. Nunca devemos cair em desespero. A oração é absolutamente vital. Em sua soberania, Deus está preparado para responder à oração e trabalhar em nosso favor. Entregando tudo às mãos de Deus, podemos descansar seguros de que ele nos concederá ajuda e paz. Lembrando‑nos de livramentos anteriores, encontraremos coragem para enfrentar o futuro desconhecido. Ele é o mesmo que sempre foi. Seguimos em frente, sentindo que há muito que não sabemos, mas uma coisa é certa: “Sobre o teu povo [é] a tua bênção” (v. 8). Como Deus tem provado ser seu auxílio e sua paz?
  • Os problemas de Davi prenunciavam os de Cristo. Muitas pessoas se voltaram contra Cristo e questionaram que Deus estivesse com ele (v. 1‑2; Mt 27), mas ele sabia que seu Pai o guardaria e livraria, e, por isso, orou (v. 3‑4; Mt 26.39). Respondendo às suas orações, Deus lhe deu vitória, levantando‑o dos mortos (v. 7; Hb 5.7; 8.1). A salvação para ele e por ele, para nós, é do Senhor (v. 8). Quando problemas o rodeiam, como você pode descansar pela fé em Cristo, que precedeu em angústia, e como ele o ajudará a suportar até o fim?
  • Oração: Entreguem tudo nas mãos de Deus. Peçam que ele conceda fé para que descansem seguros de que Cristo lhes concederá ajuda e paz.

Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share