Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 90

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Oração: Ore pedindo ajuda ao Senhor para que cada membro da família lembre-se do que precisa se arrepender e abandonar, glorificando a Deus.
  • Cântico: “Mais de Cristo eu quero ter” (Novo Cântico nº 135).
  • Leia Salmos 90. Explique:90.1 Refúgio. Um lugar de segurança. 90.2 A terra e o mundo. O planeta de forma geral e os continentes, especificamente. De eternidade a eternidade. O Senhor é eterno, não tem começo nem fim e não é de modo nenhum limitado pelo tempo (45.6; 93.2; 102.25-27; Gn 1.1; 21.33; Is 40.28). 90.3 Pó. Como na morte (Gn 3.19; Ec 12.7). 90.4 Mil anos () como o dia de ontem. A experiência de tempo de Deus não é como a nossa, pois ele está plenamente presente em todos os momentos, sendo o Senhor do tempo e não estando sujeito a ele (31.15; 2Pe 3.8). Vigília. Um quarto ou um terço da noite, portanto, três ou quatro horas (Êx 14.24; Jz 7.19; Mt 14.25; Lc 12.38). Nessa comparação, a vida humana dura cerca de vinte minutos ou menos. 90.5-6 Essas imagens vívidas descrevem a irresistibilidade da morte (torrente) e a brevidade da vida (sono e relva). 90.7-8 Moisés viu a geração do deserto perder a Terra Prometida e perecer sob a ira de Deus em um período de 40 anos por causa de sua incredulidade e desobediência (95.7-11; Nm 14.28-35). Da mesma forma, toda a humanidade perdeu o paraíso e caiu sob a sentença de morte por causa do pecado de Adão (Gn 2.17; 3.19; Rm 5.12). 90.12 Para que alcancemos coração sábio. Para obtermos coração de sabedoria. Não é apenas a vivência por si só que resulta em sabedoria, mas uma vivência com Deus. 90.13 Volta-te. Pedido para que Deus tenha piedade. 90.14 Benignidade. Lealdade e amor pactuais. 90.15 Adversidade. Calamidade ou tempos difíceis.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

1. A morte não é um acontecimento natural ao qual devamos nos resignar, mas um sinal da ira de Deus sobre a humanidade por causa do pecado. Embora não gostemos de pensar nisso, alcançamos muita sabedoria quando meditamos na brevidade da vida, na certeza da morte e na eternidade de Deus, que governa a vida e a morte. A realidade da morte elimina as nossas pretensões de orgulho e independência e nos lembra do poder absoluto de Deus sobre nós e de sua ira contra o pecado. Como essas verdades devem nos humilhar?

2. A realidade da morte também nos move a encontrar um refúgio seguro em Deus, que é mais durável que esta vida. Esse mundo perde seu charme quando o vemos como um lar temporário, mas Deus é eterno. Essa é a grande sabedoria dada a nós no evangelho, a saber, confiar no Senhor Jesus Cristo para a vida eterna (2Tm 3.15). Ore para que Deus tenha misericórdia e perdoe seus pecados, dê a você alegria eterna e satisfação em seu amor e trabalhe em você para que suas obras tenham valor permanente.

  • Cântico: Um hino ou cântico sobre a confiança do povo de Deus e a segurança que vem do Senhor. Sugestão: “Seguro estou, não tenho temor do mal” (Novo Cântico nº 145).
  • Oração: Peça que o Senhor os ajude a não se envolverem prioritariamente com o que é passageiro, mas a entregarem-se ao Senhor eterno em quem está a nossa segurança.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share