Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 73

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Louvor: Cantem o hino“Louvor a Deus”, nº 16 do Novo Cântico.
  • Oração: Louvem a Deus em oração, agradecendo-lhe sua bondade para com o seu povo e, particularmente, com a sua família.
  • Cântico: Um hino ou cântico pela proteção divina – Sugestão: “Segurança e Alegria”, Novo Cântico (nº 144).
  • Leia Salmos 73: Após a leitura, explique que o salmista tem problemas para entender a prosperidade dos ímpios, até que entende o destino final deles. 73.1 Esse é o último de uma trilogia de salmos (Sl 37; 49) que trata das desigualdades da vida, particularmente da prosperidade dos ímpios. Os de coração limpo. Puros, não sem pecado, mas sinceros em seu amor a Deus, não apenas externa e ritualmente (24.4; Mt 5.8; 1Tm 1.5; 2Tm 2.22; 1Pe 1.22). 73.3 Arrogantes. Orgulhosos. Prosperidade. Paz, referindo‑se ao bem-estar geral. 73.4 Preocupações. Dores e angústias. Seu corpo é sadio e nédio. Literalmente, “seu corpo é gordo”. Uma imagem de prosperidade. 73.7 Os olhos saltam-lhes da gordura. Seus olhos são inchados de abundância. 73.13 Com efeito. Na verdade. Inutilmente conservei puro o coração. Purifiquei meus pensamentos, sentimentos e escolhas sem qualquer proveito (Ml 3.14). Lavei as mãos na inocência. Uma metáfora para o arrependimento e a obediência em suas ações (26.6; Is 1.15‑17). O salmista esperava que a sua vida de fidelidade lhe rendesse benefícios físicos e materiais de modo mais imediato. 73.14 Sou afligido. Ferido ou esbofeteado. Castigado. Corrigido, disciplinado. 73.16 Mui pesada. Trabalho muito duro. 73.17 Santuário. O lugar santo, onde Deus habitava e os sacerdotes lhe ofereciam sacrifícios (74.7; 96.6; Êx 25.8). 73.21 As entranhas se me comoveram. Literalmente, “fui furado em meus rins”, referindo‑se à sua emoção mais íntima e subjetiva. 73.23 Seguras. Agarras. Mão direita. Imagem associada a poder e favor. 73.24 Depois me recebes na glória. Leva-o à presença de Deus depois da morte 73.26 A minha carne e o meu coração. A totalidade do seu ser, externo e interno, corpo e alma. Fortaleza. Literalmente, “rocha”, uma imagem de estabilidade e segurança. Minha herança para sempre. Sua herança eterna, vida e alegria. 73.27 São infiéis para contigo. Cometem fornicação, significando aqui uma infidelidade espiritual contra o Senhor. 73.28 Estar junto a Deus. Literalmente, “a proximidade de Deus” (84.1‑4; Tg 4.8). Ponho o meu refúgio. Busco e encontro proteção.

  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

A tensão entre fé e experiência é comum na vida cristã. Cremos que o fiel é abençoado (1.1-3), mas às vezes parece que o oposto é que é verdadeiro. Asafe, como muitos outros antes e depois dele, enfrentou essa dificuldade e encontrou a resposta no santuário. Ali, a obra sacerdotal de oferecer sacrifícios o lembrou da santidade de Deus, da condenação que espera pelos pecadores e da graça de Deus aos crentes. Ali ele foi lembrado que a vida do ímpio acabará em dor, e a sua prosperidade passará como o sonho de um homem que desperta. O que vem a seguir é a retribuição divina. Deus não mostrará a eles nem amor nem piedade. Para os crentes, será muito diferente. Eles desfrutarão da vida de graça, conhecendo a presença, o apoio e a orientação de Deus e, um dia, serão levados para a vida de glória, para alegrar-se em Deus para sempre. Como podemos usar uma perspectiva eterna para vencer as dúvidas e as questões sobre a bondade de Deus?

Oração: Ore para que sua família confie no plano de Deus, que não se limita ao nosso tempo.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share