Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 71

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Oração: Inicie com um momento de oração silenciosa. Estimule confissões a Deus. O Senhor espera nossa total e sincera submissão à sua vontade revelada na Bíblia. Orem a esse respeito. O momento poderá ser encerrado com oração em voz audível pelo mais novo do grupo familiar.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo de contrição e arrependimento – Sugestão: hino “Sonda-me, ó Deus”, Novo Cântico (nº 67).
  • Leia Salmos 71: Esse salmo é o lamento de um crente perseguido pelos seus inimigos. Ele havia experimentado a graça de Deus (v. 14-18) no passado e por isso reafirma a sua confiança.

Após a leitura, explique: O salmista reflete sobre a fidelidade de Deus no passado e ora por auxílio contínuo em sua velhice. 71.1 Me refugio. Encontro minha confiança e segurança (31.1-3). 71.3 Sê tu para mim uma rocha habitável. Pedido para que Deus seja uma rocha onde o salmista possa se esconder. A rocha é uma imagem de estabilidade. Fortaleza. Um lugar inacessível ao inimigo. 71.5 Esperança. Expectativa. Confiança. Objeto de convicção e segurança. 71.12 Apressa-te em socorrer-me. Que Deus tenha pressa em ajudar, um pedido frequente (40.13; 70.1). 71.14 Esperarei. Aguardarei com expectativa, uma expressão de fé. 71.19 Quem é semelhante a ti? Deus é incomparável (Êx 15.11; Mq 7.18). 71.20 Muitas angústias e males. Inquietações graves ou danosas. Me restaurarás ainda a vida. Tornará vivo, reavivará ou preservará. Abismos da terra. Uma expressão única no Antigo Testamento, provavelmente referindo‑se à morte ou ao túmulo (63.9; Rm 10.7; Ef 4.9). 71.22 Lira […] harpa. Instrumentos de corda. 71.23 Minha alma. Eu.

  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

Quando enfrentamos problemas graves, sentimos que precisamos de Deus como nunca antes e, em tempos assim, é um grande conforto perceber que ele está pronto para ouvir as nossas orações. Essa verdade nos livra de chegarmos ao ponto de desespero e desamparo. O que é mais encorajador é a certeza da contínua e imutável fidelidade de Deus em todas as épocas da vida. É um fato da vida que passamos da juventude para a velhice, mas Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hb 13.8). Ele ressuscitou dos mortos, vive para sempre para interceder por seu povo e é o precursor que foi adiante de seu povo para a glória eterna (Hb 6.19-20; 7.25). Empregue tempo louvando-o por sua presença em sua vida.

  • Oração: Breves orações de cada membro do grupo pedindo que,em Cristo, Deus renove sua aliança com sua família. Encoraje-os afirmando que o Senhor certamente responderá ao sincero clamor dos crentes.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share