Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 67

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Exalte Deus pela bênção de Jesus que repousa sobre a vida de todos os crentes. Ele cumpriu a lei e trouxe a bênção da aliança por sua morte na cruz.
  2. Leia Salmo 67: Depois de ler o texto, mencione que o salmista ora pela extensão universal do reino de Deus. Ele usa uma linguagem semelhante a da bênção sacerdotal (67.1; cf. Nm 6.24‑26). Dirige-se a Deus, o Criador de todas as coisas (Gn 1.1), o que se encaixa no tema do salmo, a saber, o avanço do reino de Deus por toda a terra. Essa oração por missões se baseia na promessa de Deus a Abraão de abençoar todos os povos por intermédio dele e de sua descendência (67.2; cf. Gn 12.3; 22.18). Povos (67.3) referindo‑se aos gentios. O propósito das missões é que pessoas de todas as nações adorem o verdadeiro Deus. O Senhor governa como rei (67.4; cf. 1Sm 8.5‑6,20; 2Cr 1.11) e conduz como pastor (67.4; cf. 23.2). O governo de Deus como rei é a alegria das nações. As repetidas orações para que todo o mundo louve a Deus (v. 3), e para que Deus abençoe o seu povo (v. 1), envolvem esse salmo em padrões de adoração cheios de graça, centrados no alegre reino de Deus (67.5-7). A terra deu o seu fruto (67.6), um sinal da bênção divina por cumprir a aliança (Lv 26.3‑4). Esse salmo pode ter sido cantado na celebração da colheita, na Festa de Pentecostes (Lv 23.9‑22; At 2). Excluindo‑se o título, o salmo tem quarenta e nove palavras em hebraico, o número de dias do período que conduz ao Pentecostes (Lv 23.15).
  3. Pensamentos para a devoção pessoal/em família

Por meio desse salmo, os judeus piedosos oraram por séculos para que Deus abençoasse o seu povo da aliança de modo que, por meio dele, as nações gentílicas do mundo se submetessem alegremente ao reinado do Senhor e lhe rendessem o louvor que ele merece. Pode ser que tenham feito isso enquanto celebravam a provisão divina de outra colheita, na Festa de Pentecostes. Com a vinda do Messias de Israel, o salmo ganhou um significado ainda mais rico. Jesus, o grande Sumo Sacerdote, agora abençoa os crentes, pois ele cumpriu a lei e trouxe a bênção da aliança por sua morte na cruz. Cristo, o Rei ressurreto, governa seu povo pelo Espírito, de modo que o povo tenha prazer em obedecer ao seu Rei. No Pentecostes, ele derramou esse Espírito para que uma colheita de almas começasse a ser reunida de todas as nações. A igreja, agora, ora e trabalha para que pessoas de todos os povos se unam em adoração a Deus, como Cristo, o Profeta, prega a salvação de Deus por meio do evangelho que a igreja proclama. Cristo ora por isso hoje, ansiando para que a colheita completa venha de cada nação. Sendo uma igreja amplamente gentílica, podemos nos alegrar pela bênção prometida a Abraão e orar por missões, especificamente, também, pela salvação do povo judeu, por meio do qual veio essa bênção.

  • Cântico: Sugestão: “A Voz do Evangelho”, Novo Cântico (nº 304).
  • Oração: Ore por missões. Peça por aqueles que estão no campo missionário e para que pessoas de todos os povos se unam em adoração a Deus.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share