Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 50

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

Compartilhe com seus amigos!
  1. Oração: Este é um momento para confessar a Deus os seus pecados. A adoração e devoção que você oferece a ele consistem de mera observância de ritos e cerimônias externas ou de total e sincera submissão aos preceitos da Escritura? Converse com o Senhor sobre isso.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo de contrição e arrependimento – Sugestão: hino “Necessidade”, Novo Cântico (nº 68).
  • Leia Salmos 50: Após a leitura, explique que o salmista mostra que rituais externos sem sinceridade não são aceitáveis a Deus. 50.1 O Poderoso, o Senhor Deus. Literalmente, “Deus, Deus, o Senhor”, designando o Deus transcendente, poderoso e fiel. 50.3 Perante ele arde um fogo devorador. A ira de Deus destruirá seus inimigos (21.9; 97.3). 50.6 Os céus anunciam a sua justiça. Deus revelará publicamente a sua glória como juiz para punir seus inimigos e salvar seu povo (97.6). 50.12 O mundo é meu. Deus é o dono de todas as coisas porque ele as criou (24.1-2; 95.4-5). 50.14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças. Louvor sincero do coração e fidelidade no cumprimento de compromissos (cumpre os teus votos) são mais importantes que rituais externos, como sacrifícios de animais (Os 14.2). 50.22 Vos esqueceis de Deus. Recusa em reconhecer Deus ou pensar sobre ele. Observe que pensar em Deus em termos humanos (v. 21) é intencionalmente esquecer-se de quem ele realmente é.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Um de nossos maiores erros nesta vida é pensar que Deus é como nós (v. 21). As pessoas tendem a se satisfazer com rituais religiosos, então presumem que Deus também se satisfaz com eles. Mas o ritual em si, mesmo aqueles ordenados por Deus, não significa nada sem um genuíno coração de louvor e obediência. Pensar em Deus como ele se revelou é vê-lo como o Deus de poder, autoridade, glória, ira, justiça e fidelidade (v. 1-6). Tais pensamentos sobre Deus nos levam a adorá-lo em espírito e em verdade. Quais hábitos encorajam esse tipo de humilde atenção à sua palavra e sincero arrependimento pelo pecado?
  • Em Cristo, Deus falou aos homens (Hb 1.2), chamando-os em toda parte pelo evangelho que é pregado no mundo. Sua glória brilha no evangelho (2Co 4.3-6). Cristo, um dia, voltará com fogo (2Ts 1.8). Ele reunirá seus santos (Mt 24.31; 2Ts 2.1) e punirá os ímpios, inclusive os religiosos hipócritas (Mt 7.21-23). Isso o assusta ou o conforta? Por quê?
  • Oração: Encerre com orações pedindo que, em Cristo, Deus renove sua aliança com vocês. Suplique por isso certo de que ele responderá prontamente ao sincero clamor de seu servo.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share