Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 49

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Louvem a Deus que, em Cristo, revelou-se a seu povo como seu Redentor e Rei.
  2. Cântico: Sugestão: “Louvor” do Novo Cântico (nº 14), ou outro hino, cântico ou salmo que bendiga Cristo como Rei e Salvador.
  3. Leia Salmo 49: explique que o salmista declara a tolice de confiar em riquezas terrenas e mostra as vantagens eternas de confiar no Senhor. Ele trata da prosperidade dos ricos e da realidade da morte. Suas palavras consolam os justos que sofrem nas mãos dos perversos e expressam a esperança da ressurreição dos mortos. Deus triunfará sobre a sepultura e trará justiça aos pobres justos. Destaque o verso 15. Minha alma. Eu. A beleza do evangelho é que Deus faz pelo homem o que o homem não pode fazer por si mesmo (v. 7‑9): redimi‑lo da morte. Tomará. Palavra usada quando Deus tomou Enoque e Elias para a vida eterna (Gn 5.24; 2Rs 2.3,5,9‑11), aqui uma antecipação da entrada na gloriosa presença de Deus depois da morte (73.24; cf. 2Co 5.8).
  4. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  5. Há muitos que pensam que a riqueza é o que há de mais importante, mas a morte prova as pessoas e as suas crenças. Essas pessoas, então, se arrependerão amargamente por terem colocado a sua confiança nas coisas deste mundo. Somente o Deus vivo e verdadeiro pode salvar na hora da morte. Muitos homens ricos estão agora no inferno por seus pecados, sem um único dos confortos daquilo que desfrutavam no mundo (Lc 16.19‑26). Diferentemente dos incrédulos, os crentes possuem a esperança e a expectativa de que, quando morrerem, verão a luz — a luz de Deus e a luz de todas as glórias e belezas do reino celestial. O descanso que têm aqueles que agora estão no reino eterno de Deus se deve ao fato de que, pela graça, eles vieram a conhecer Deus em Cristo como seu Redentor e Rei. Como podemos nos esforçar para manter a riqueza em sua perspectiva correta?
  • Cristo fala como o grande Profeta e a voz de todos os verdadeiros profetas, tendo autoridade para declarar sabedoria e verdade a todos deste mundo (v. 1‑3). Somente seu ensino pode nos capacitar a ver a vida e a morte, riqueza e pobreza, da forma correta. Cristo disse: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36). Você está dando ouvidos a Cristo? Um teste é se você vê a riqueza com reverência admiração (v. 16‑17) ou coloca seu coração no Senhor e em sua redenção (v. 15). Você não pode servir a Deus e ao dinheiro e não pode ajuntar o tesouro terreno e o celestial (Mt 6.19‑24). O que esse teste mostra sobre seu coração?
  • Oração: Peçam que Deus perscrute o coração de vocês e mostre onde estão colocando a confiança. Supliquem o auxílio dele para que sejam capazes de confiar nele e em sua redenção.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share