Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 48

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a fidelidade de Deus. – Sugestões: “O Deus Fiel” ou “Maravilhas Divinas” do Novo Cântico (nº 32 e 33).
  • Oração: Agradeçam ao Senhor por sua fidelidade citando os modos como ela tem sido revelada em suas vidas.
  • Leia Salmo 48: Após ler o salmo, diga que o salmista louva ao Senhor por ser o defensor e guia de seu povo. 48.1 Cidade do nosso Deus. Jerusalém, o local que Deus escolheu para fazer habitar o seu nome (Dt 12.5) no templo (santo) do monte Sião (v. 2). 48.2 Belo e sobranceiro. Literalmente, “belo de altura ou elevação”, referindo‑se à sua honra dada por Deus (Is 2.2). Lados do Norte. Onde ficava o templo (Is 14.13). 48.5 Se espantaram. Congelaram de medo, ficaram sem fala diante do terror. Tomaramse de assombro. Ficaram horrorizados e perderam os sentidos. Fugiram apressados. Correram alarmados. 48.9 Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. 48.13 Notai bem os seus baluartes. Literalmente, “Colocai seu coração em suas defesas externas”. 48.14 este é Deus, o nosso Deus. A linguagem figurada sobre a verificação das defesas de Sião (v. 12‑13) é explicada, aqui, como meditação sobre a fidelidade de Deus, pois ele é a proteção de seu povo (125.1‑2). Ele será nosso guia. Ele nos liderará ou pastoreará (78.52; 80.1).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

A igreja tem seus inimigos; ela frequentemente sofre opressão e perseguição e, às vezes, com violência física (como ocorre em muitas nações hoje), às vezes com insultos e ataques verbais (como os lançados pelas falsas religiões e pelo ateísmo). Podemos temer pela igreja, mas devemos nos lembrar de que Deus a estabeleceu, então devemos ter coragem. Devemos nos preocupar em anunciar às gerações futuras que Deus sempre foi fiel ao seu povo e que, se a esperança do seu povo estiver nele, ela nunca será abalada. A chave para descansar no Senhor é pensar profundamente sobre seu fiel amor pactual (v. 9,14). Como Deus se mostrou fiel e amoroso por meio de Jesus Cristo? Como isso nos leva a confiar nele e louvá-lo quando somos ameaçados?

  • Oração: Apresentem a Deus os casos e as circunstâncias em que tem sido difícil confiar nele e peçam que ele mude essa realidade para que vocês aprendam a descansar em sua fidelidade.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share