Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 47

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Exaltem o Rei supremo e peçam que ele os ajude a submeterem-se à sua autoridade e a confiar nele.
  2. Leia Salmo 47: Após a leitura, mencione que o salmista convoca todas as nações a reconhecerem o reinado universal do Senhor. Deus é Rei não somente de Israel, mas de todo o universo. 47.1 Batei palmas (…) celebrai. Expressões de grande alegria (98.8; Is 44.23). Nesse salmo, as nações gentílicas (todos os povos) são convidadas a se juntarem a Israel demonstrando alegria por estarem na presença do Rei de toda a terra, em adoração. As palmas são circunstanciais. O que é firmemente estabelecido é a alegria que elas representam. 47.2 Tremendo. Aquilo que inspira temor ou reverência. 47.4 Glória. Majestade, provavelmente referindo‑se à terra (herança) que Deus lhes deu. Jacó, a quem ele ama. Deus livremente escolheu dedicar seu amor especial a Israel, imerecidamente (Ml 1.2). 47.8 Deus reina sobre as nações. A soberania de Deus não depende do consentimento de seus súditos, mas se estende também sobre as pessoas que o rejeitam. 47.9 Povo do Deus de Abraão. As naçõesserão inseridas na bênção prometida a Abraão por participarem da fédo patriarca (Gn 12.3; Rm 4.11‑17; Gl 3.8,29). Escudos. Soldados e seupoder de lutar.
  3. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  4. Dificilmente pode haver uma verdade mais prática para a vida diária que a absoluta soberania de Deus. Ele é o Rei supremo sobre todos, e reis meramente humanos estão sob seu domínio. Os ímpios tentam escapar de sua autoridade, mas, no fim, a enfrentarão com terror. Os piedosos encontram na soberania de Deus um alegre motivo para louvá‑lo e confiar nele. Não deve haver espaço para pessimismo, apenas otimismo glorioso. Os reinos deste mundo se tornarão o reino de Deus e de Cristo. Como você descreveria o otimismo bíblico? Como isso afeta os crentes em sua vida diária?
  • O evangelho de Jesus Cristo é a boa‑nova do reino de Deus (Is 52.7; Mc 1.14‑15). Assim, o evangelho anuncia que Cristo é Senhor sobre todos e chama todos que o ouvem a entrar, pela fé, no relacionamento pactual com o Deus de Abraão. Como uma visão otimista do reino de Deus afeta a abordagem cristã a evangelização e missões? Como a fé de que Deus é Rei pode fortalecer a igreja quando seus esforços para alcançar os perdidos são frustrados ou provocam perseguição?
  • Cântico: Sugestão: “A Mensagem Real”, Novo Cântico (nº 288). Se preferir, outro hino, cântico ou salmo que lembre a grande obra de proclamação das boas-novas.
  • Oração: Peçam que o Supremo Rei fortaleça e guie a igreja na obra de evangelização dos povos. Intercedam pelo trabalho dos missionários.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share