Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 36

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Leitura: Romanos 3.10-18
  2. Oração: Neste momento, façam uma breve reflexão, individual, sobre a corrupção do coração e confessem seus pecados ao Senhor. Orem de modo silencioso.
  3. Leia Salmo 36: Após a leitura, explique que Davi contrasta os caminhos do ímpio com a misericórdia do Senhor. Destaque que ele mostra que a humanidade caída perdeu toda a reverência pela majestade de Deus (36.1; cf. Rm 3.18), um descumprimento do dever fundamental do ser humano para com Deus (Ec 12.13). Depois, mencione que as comparações nos v. 5-6 comunicam a majestade e a magnitude das perfeições morais de Deus, que inspiram reverência (57.10; 103.11; Ef 3.18‑19). Por fim, ressalte que a vida verdadeiramente abundante é encontrada somente na presença de Deus (36. 8; cf. 92.12‑13).
  4. Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  5. Esse salmo revela a horrível corrupção do coração humano. Embora tenha sido criado por Deus e viva no mundo de Deus, o ser humano não honra o Senhor com verdadeira reverência. Em vez de glorificar a Deus, ele se vangloria. Seu coração é uma constante fonte de mentiras e males. Apesar de todo o seu orgulho, seu destino é subjugado, nunca avança. Esse diagnóstico revela a desesperada necessidade que a humanidade tem de Jesus Cristo. Ela precisa que Cristo lhe dê um novo coração por meio de seu Espírito, para que possa se arrepender e receber perdão por seus pecados para não ser punida por Deus. Veja nesse salmo uma descrição de si mesmo como você é por natureza. Como essa visão o afeta?
  • Fazendo um surpreendente contraste com a impiedade humana, o caráter perfeito de Deus brilha como mil diamantes nesse texto. O amor, a fidelidade e a justiça de Deus se elevam sobre a humanidade como uma grande cadeia de montanhas e fogem à nossa plena compreensão, como as profundezas do oceano. Mas Deus não está distante do homem caído, ele atrai pecadores a si pela fé em Cristo para que sua bondade se torne satisfação eterna para eles. O evangelho faz um convite para um banquete, e Cristo é o anfitrião e, ao mesmo tempo, o pão da vida dos pecadores. Você está com fome? Tem se alimentado de Cristo?
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo que exalte o Ser de Deus – Sugestão: hino “Doxologia” ou “Contemplação”, Novo Cântico (nº 6 ou 13).
  • Oração: O caráter de Deus é perfeito e revelado ao seu povo em Cristo. Adorem e louvem ao Senhor por isso.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share