Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 25

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Oração: Comece com um momento de contrição. Orem de modo silencioso confessando seus pecados a Deus, mas não façam isso de modo genérico, deem nomes a eles. Aguarde alguns minutos e peça que alguém faça uma oração audível implorando pelo perdão divino.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo de adoração – Sugestão: “Perdão”, Novo Cântico (nº 71).
  • Leia Salmo 25: Depois de ler o texto, mencione que Davi expressa total dependência (25.1) e esperança no Senhor com confiante expectativa, não mera resignação (v. 3,5,21). Ele suplica por direção (v. 5) – a Palavra de Deus é um meio pelo qual ele conduz seu povo –, e que Deus lhe dê atenção e aja (v. 7). Ao fazer referência da misericórdia e bondade divina, Davi apela a sentimentos de terna compaixão e demonstrações de lealdade e amor pactuais, próprios do Senhor da aliança. O salmista implora o perdão divino (v. 11) – Deus perdoa pecadores não por causa de quem eles são ou do que fazem, mas por causa de quem ele é (1Jo 2.12) –, e que o Senhor tenha compaixão (Sl 25.16), isto é, seja gracioso e mostre favor imerecido (v.17-22).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

Esse salmo estabelece um modelo para orarmos para conhecer a vontade de Deus. Como é bom e tem prazer em nosso bem‑estar, ele dará orientações se as pedirmos humildemente, com espírito receptivo. Um elemento‑chave para discernir a vontade de Deus é nos submetermos a ele, mesmo antes de conhecê‑la (Jo 7.17). Descobriremos que ele cumprirá a sua promessa segundo as suas ricas misericórdias e sua verdade imutável. Se o temermos, ele nos conduzirá. Temer a Deus é levá‑lo em conta em cada pensamento e situação, é viver impactados por sua realidade. O temor a Deus não é um terror que nos mantém afastados dele, mas uma amizade que nos coloca confiadamente sob sua íntima orientação. O Filho de Deus vivia em dependência diária de seu Pai e em reverência a ele. Procurava fazer a vontade do Pai porque essa era também a sua vontade (Is 50.4‑5). Se procurarmos confiar em Cristo, seu Espírito nos capacitará a fazer o mesmo. Como esse salmo ilumina o significado de viver como filho de Deus?

  • Oração: Peçam que Deus os capacite a levá‑lo em conta em cada pensamento e situação, e a viver impactados por sua realidade. Interceda para que isso também seja real na vida da igreja.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share