Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 24

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Oração: Dediquem este momento para orações de adoração e louvor a Deus: ele é o Criador, dono de tudo, Rei Soberano, Guerreiro Vencedor, etc.
  • Cântico: Sugestão: “Rei Sublime”, Novo Cântico (nº 19), ou outro hino, cântico ou salmo sobre a soberania do Senhor.
  • Leia Salmo 24: Após a leitura, mencione que Deus é o rei glorioso que governa sobre todos e é digno de adoração. Davi começa afirmando que Deus é o dono de todas as coisas (Dt 10.14) porque fez todas elas (v. 2; Cl 1.16‑17). Depois, de modo semelhante ao que ocorre no salmo 15, ele descreve do caráter do verdadeiro adorador (v. 3-6) – Deus está perto somente daqueles que, transformados por sua graça, o temem e o servem sinceramente. Por fim, Davi celebra a realeza de Deus, mencionando o retorno e a vitória do Senhor (v. 7-10), uma possível alusão de quando a arca foi levada para Jerusalém.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Esse salmo encontra cumprimento glorioso na ascensão de Cristo ao céu. Verdadeiramente, o Senhor Jesus tinha travado uma batalha feroz contra o pecado e à custa de seu próprio sangue. No entanto, ele provou ser poderoso na batalha e subiu ao céu como o Rei da glória ressurreto. O que deve ter sido para os anjos e santos recebê‑lo naquele dia? Como conforta os crentes neste mundo saber que o Crucificado é, agora, Senhor da glória?
  • Como o salmo 15, esse salmo nos lembra que somente aqueles que foram purificados pela graça entrarão na santa presença de Deus. Somente a justificação pela fé nos dá direito ao céu, mas a santificação da nossa vida nos dá aptidão para entrar e desfrutar dele, pois o céu é um lugar santo. Aqueles que desejarem morar com o Rei da glória devem começar a se submeter ao seu reinado agora. Como os v. 3‑4 nos ensinam o que isso significa em termos práticos?
  • Oração: Rendam graças pelo triunfo de Cristo, o Rei da Glória, sobre seus inimigos e peçam que Deus lhes ajude a se submeterem ao seu senhorio.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share