Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 16

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  • Leitura: Salmos 73.25
  • Oração: Peçam que o Senhor os ensine a viver em total dependência dele e lhes dê uma plenitude de vida e alegria ou compartilhem os benefícios que recebem de Deus e deem graças por eles.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo que expresse confiança ou dependência do Senhor – Sugestão: hino “Dependência”, Novo Cântico (nº 120).
  • Leia Salmo 16: Após a leitura, explique que Davi registra, por profecia, uma oração de Cristo que tem o clímax em sua confiança expressa e na certeza da ressurreição. Esse salmo não encontrou cumprimento no próprio Davi, mas em Cristo, como os apóstolos afirmaram (v. 8-11, citado em Atos 2.23‑31; 13.35‑37). A felicidade de Davi estava firmada somente em Deus (v. 11), e ele não tem outro bem além do Senhor (Sl 73.25).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Esse salmo é diretamente messiânico. O salmista o escreveu como profeta do Senhor, sabendo que Deus levantaria Cristo dos mortos para reinar para sempre, em cumprimento à sua aliança com Davi (1Cr 17.11‑12; At 2.30). Ele não fala de Davi, que morreu, foi sepultado e cujo corpo voltou ao pó (At 2.29; 13.36). Assim, a Escritura revelou a ressurreição de Cristo séculos antes de ele ter nascido. Como isso o ajuda a ter absoluta confiança que a Bíblia é verdadeira e que Jesus é, de fato, o Cristo?
  • Esse salmo lança luz sobre a esperança que fortaleceu Cristo para suportar as adversidades e sobre “a alegria que lhe estava proposta” (Hb 12.2), pela qual ele desprezou a vergonha da cruz. O Senhor Jesus encarnado viveu em dependência diária de Deus. Ele creu na promessa divina de ressuscitá‑lo dos mortos e trazê‑lo, com seu povo, a uma eterna plenitude de vida e alegria na manifesta glória de Deus. O Filho ama o Pai e o considera sua eterna porção e prazer. Como isso fortalece a sua fé em Deus?
  • O Senhor Jesus ensinou, por seu exemplo, que, diante de problemas e tristezas, devemos recorrer a Deus e considerá‑lo e ao seu povo como toda a nossa alegria. Ele é para os crentes muito mais do que eles podem precisar, e em suas mãos está a nossa felicidade espiritual e eterna. É bom os cristãos manterem em mente o que têm em Deus, para não serem tentados pelas posses e prazeres do mundo. Nele temos uma porção adequada, suficiente, segura, eterna e que satisfaz à alma. Comparado a ele, o mundo não nos oferece nada e não pode causar dano à nossa verdadeira fonte de felicidade. Como isso afeta o modo como vemos a morte? Como isso afeta o modo como vemos este mundo?
  • Oração: Expressem confiança na proteção divina e implorem o auxílio de Deus para suportar as adversidades. Peça que o Senhor os ensine a viver em total dependência dele e lhes dê uma plenitude de vida e alegria.

Para fazer o download gratuitamente desse roteiro com autorização da Editora Cultura Cristã, CLIQUE AQUI!

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share