Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 138

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Louvem a Deus pelas orações respondidas e expressem confiança na contínua misericórdia do Senhor em suas vidas.
  • Louvor. Entoem cânticos ou hinos de gratidão a Deus. Sugestões: “Grata memória” (Novo Cântico, nº 64).
  • Leia Salmos 138: Após a leitura, explique: 138.1 Todo o meu coração. Todo o ser interior, incluindo mente, afeições e vontade. Poderosos. A palavra pode se referir a autoridades humanas. Davi resolveu cantar louvores a Deus diante dos governantes (119.46). 138.2 Nome. Tudo o que Deus revelou sobre si mesmo. Misericórdia. Lealdade e amor pactuais. Magnificaste. Exaltaste ou tornaste grande. Acima de tudo o teu nome e a tua palavra. Deus honrou a sua Palavra com sua própria glória, de modo que as pessoas a recebam com absoluta confiança e temor humilde (Is 66.1-2). 138.4 Render-te-ão graças (…) todos os reis. O reino de Cristo abrangerá todas as nações e os mais nobres homens honrarão ao Senhor (72.11; 102.15; Is 52.15; 53.12; Ap 21.24). 138.6 Excelso (…) humildes. A própria majestade de Deus o leva a dar graça aos humildes (Is 57.15). 138.7 Refazes a vida. Conservar vivo. 138.8 Levará a bom termo. Cumprirá seus propósitos. Misericórdia. Veja nota sobre o verso 2. Obras das tuas mãos. O povo de Deus é obra das mãos de Deus (100.3; Ef 2.10).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Os cristãos não devem ter medo de confessar Cristo diante do mundo e de dar louvores a Deus na presença de homens e mulheres importantes (Mt 10.18,26,32-33). Embora possam ser consideradas como deuses, as pessoas ricas, poderosas e célebres do mundo morrerão como todas as outras (82.6-7). Elas precisam ouvir sobre as glórias do verdadeiro Deus, para que sejam salvas e deem o louvor que ele merece. Há alguém ao seu redor a quem você acha muito difícil falar sobre o Senhor? Por quê? Como você pode vencer esse medo?
  • Deus escolheu investir a sua glória em sua Palavra, não para transformar a Bíblia em Deus, mas para que as pessoas honrem a Palavra como honram ao Senhor. Uma marca da verdadeira conversão é receber a Sagrada Escritura não como palavra de homens, mas como a poderosa e autoritativa Palavra de Deus (1Ts 2.13). Como isso deve afetar a nossa atitude quando ouvimos a pregação da Palavra de Deus? Como isso deve afetar o modo como os pregadores estudam e proclamam a Palavra?
  • Oração: Agradeçam a Deus pela Sagrada Escritura, sua poderosa Palavra. Intercedam por seu pastor e presbíteros para que a proclamem com zelo e fidelidade.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share