(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)
- Louvor: Louvem a Deus pelo privilégio de adorá-lo e louvá-lo. Sugestão: hino “O Grande Amor de Deus”, nº 42 do Novo Cântico.
- Oração: Confessem a Deus sua omissão em seu culto e louvor.
- Leia Salmos 128. Em seguida comenteO Senhor promete abençoar o lar que o teme. 128.1 Bem-aventurado. Aquele que possui grandes benefícios dados pelo Senhor (1.1). Teme ao Senhor. A essência da verdadeira religião: conhecer a Deus com reverência, de modo a desejar honrá-lo e agradá-lo com obediência e com medo de ofendê-lo pelo pecado (v. 4; Jó 1.1; 28.28; Pv 2.5; 9.10; Jr 32.40; 2Co 7.1). 128.2 Feliz. A mesma palavra traduzida como “bem-aventurado” (v. 1). 128.3 Videira frutífera. Uma imagem de beleza, refrigério, prazer e sombra. Rebentos da oliveira. Uma imagem de preciosidade, prosperidade sob influências graciosas e grande potencial. 128.4 Abençoado. Aquele que recebe benefícios do Senhor (palavra diferente da usada no v. 1). É melhor uma casa com temor do Senhor e amor que uma casa cheia de prosperidade e brigas (Pv 15.16-17). 128.5 Prosperidade de Jerusalém. A visão de bênção do salmo cresce da família para todo o povo de Deus. 128.6 Vejas os filhos de teus filhos. Uma vida completa e honrada e um rico legado (Pv 17.6).
- Pensamentos para a devoção pessoal/em família
Por mais que pareça estranho a este mundo incrédulo, aqueles que temem a Deus são o povo genuinamente feliz. Esse temor a Deus nos conduz no reto e melhor caminho e trará sobre nós o favor e as grandes bondades de Deus. De muitas maneiras, o lar é onde a sinceridade e a realidade da verdadeira religião deve ser mais evidentes. Aliás, o lar se torna um indicador do quanto o nosso temor a Deus é verdadeiro. No entanto, esse salmo não é limitado a famílias. Cristo nunca se casou nem teve filhos físicos, mas sempre desfrutou das bênçãos de Deus do modo mais profundo. Em união com Cristo, pessoas solteiras, sem filhos e todos os tipos de pessoas podem desfrutar de profunda felicidade e fecundidade na família de Deus. Por que o temor a Deus traz bênção e nos leva a abençoar outras pessoas?
- Cântico: Um hino ou cântico de louvor ao Senhor – Sugestão: “Mui felizes nos correm os dias”, Novo Cântico (nº 395), um hino que vale a pena aprender.
- Oração: Encerrem com orações de adoração e louvor pela família.