Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 121

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Comecem celebrando a segurança e proteção que o Senhor oferece aos seus filhos. Sugestões: “Abrigo no temporal” (Novo Cântico, nº 137) ou “Salmo 31” de Carlos Sider (“Senhor, tu és a minha rocha e fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás”).
  • Oração: Um de nossos maiores confortos é saber que Deus está sempre agindo como guardião dos crentes, de modo que, mesmo nos maiores problemas, eles não têm motivo para temer. Expressem confiança na providência protetora de Deus.
  • Leia Salmos 121: Após a leitura, explique: 121.1 Elevo os meus olhos. Um gesto de dependência piedosa (25.1; 123.1; 143.8; Lm 3.41; Mc 7.34; Jo 11.41; 17.1). Montes. Provavelmente, uma referência a Jerusalém (125.2). 121.2 Isso responde à pergunta do verso 1: meu socorro vem do Criador Todo‑Poderoso (124.8). 121.3 Não permitirá que os teus pés vacilem. Dará estabilidade. 121.6 Dia (…) noite. Opostos indicam totalidade. A proteção do Senhor é contínua, sem interrupção, contra todos os tipos de perigo (91.5‑6). 121.7 Guardará. Vigiará ou preservará (v. 8). Mal. Dano. Tua alma. Você. A promessa de proteção contra todo mal (91.10) não significa que os crentes nunca sofrerão, mas que a providência de Deus os guardará de tudo o que lhes possa causar dano e que ele fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem (34.10; 84.11; Rm 8.28‑29). 121.8 A tua saída e a tua entrada. Novamente, opostos designam totalidade. A proteção do Senhor cobre todas as atividades.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

A fé assegura ao cristão que tudo ficará bem. Deus está sempre ali para nós, nunca dorme, está sempre vigilante e não se cansa. Ele nunca falhará, portanto, aqueles que estão em Cristo, ainda que sofram e se desviem por um tempo, não permanecerão para sempre prostrados. Se os crentes, em tempos antigos, podiam se apegar a essa promessa, muito mais nós que já vivemos no tempo do seu cumprimento, confiando no Jesus encarnado. Se Deus não poupou seu Filho, mas o entregou pelos seus eleitos, certamente ele é totalmente favorável a eles e fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem e para a sua glória em Cristo (Rm 8.28‑32). Quando você sente mais necessidade dessa segurança? Como você pode usar esse salmo para encontrar paz nesses momentos?

  • Cântico: Hino “Aflição e paz” (Novo Cântico, nº 108).
  • Oração: Orem para que Deus conceda a vocês um coração apegado a sua providência protetora e lhes dê paz em todas as circunstâncias.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share