Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 120

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Comecem clamando o socorro que ele oferece. Orem por livramento contra os falsos acusadores, as opressões e adversidades. Recorram à proteção de Deus.
  • Cântico: hino ou cântico expressando confiança no Senhor. Sugestões: “Salmo 40” (de Vencedores por Cristo) ou hino “Deus Proverá” (Novo Cântico, nº 171).
  • Leia Salmos 120. Explique: Título Cântico de romagem. Ou “cântico dos degraus” ou “cântico de subidas”. Os 15 salmos que têm esse título (Sl 120—134) são chamados de “cânticos de peregrinação” e têm sido tradicionalmente entendidos como parte da liturgia associada a peregrinos que iam a Jerusalém para as três grandes festas do calendário religioso da antiga aliança (Êx 34.22‑23; Dt 16.16). 120.2 Dos lábios mentirosos, da língua enganadora. O salmista estava sendo caluniado (52.2‑4; 140.1‑11). 120.4 Brasas vivas de zimbro. Brasas arbustos em chamas, uma imagem da ardente ira de Deus punindo pecadores (18.8,12‑13; 140.10). 120.5 Ai. Interjeição que expressa ansiedade. Peregrino. Vivo como estrangeiro residente. Meseque. Uma nação tipicamente desumana ao sul de Israel (Gn 25.13, de Ismael). Ambos são usados figurativamente para representar o sentimento de isolamento do salmista em um mundo hostil, muito embora resida em Israel. 120.67 Paz () Guerra. A piedade leva os crentes a terem uma vida tranquila de trabalho e devoção (Rm 12.18; 1Ts 4.11; 1Tm 2.2), mas Satanás provoca os pecadores à mentira e ao ódio contra os filhos de Deus (Jo 8.44).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Há um sentido no qual todos os cristãos vivem em Meseque e Quedar, pois o mundo não é amigo da graça nem de Deus. É fácil sentir‑se fora de lugar em um mundo em que os valores são opostos à verdade. Deus, o dom da salvação, a esperança da vida eterna e nossa obediência à lei de Deus são objeto de zombaria. No entanto, isso é o que devemos esperar, pois, embora estejamos no mundo, não pertencemos a ele (Jo 17.14). Que exemplo podemos seguir (v. 1‑2) quando encontramos oposição?
  • Cristo veio para os seus, mas eles não o receberam (Jo 1.11). Exposto à malícia e crueldade, nosso Senhor se sentiu isolado e rejeitado mesmo entre aqueles que deviam tê‑lo recebido bem (Mt 12.39; Lc 17.25; Jo 8.23; 15.23‑25). Ele anunciou um evangelho de paz comprado com o seu sangue (Lc 7.50; 10.5; Jo 14.27; 20.19‑21,26). Contudo, as suas palavras trouxeram divisão e conflito com os pecadores (Mt 10.34‑38). O que isso nos ensina a esperar se o seguirmos?
  • Cântico: “Pendão Real” (Novo Cântico, nº 303).
  • Oração: Encerrem pedindo que Deus lhes ensine a resistir à oposição que o mundo faz à igreja e ao evangelho.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share