Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 111

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: Compartilhem os maravilhosos atos de Deus na história de sua família e façam orações louvando o nome dele por esses feitos.
  • Louvor: Cantem hinos ou cânticos de louvor a Deus pelo que ele já fez na vida de sua família e igreja. Sugestões: “Louvor ao Redentor” (Novo Cântico, nº 99) ou “Te agradeço” (“Por tudo o que tens feito, Por tudo o que vais fazer…”).
  • Leia Salmos 111: Após a leitura, explique que o salmista exorta o povo a louvar a Deus por sua graça e aponta o temor ao Senhor como o princípio da sabedoria. 111.1 De todo o coração. A totalidade do ser, incluindo mente, afeições e vontade. 111.2 Consideradas. Buscadas com a mente e o coração; aqueles que amam a Deus têm prazer em estudar as suas grandes obras e meditar em sua palavra (1.2). 111.4 Maravilhas. Atos extraordinários, geralmente milagrosos, além da capacidade humana. Memoráveis. Para serem lembradas, intencionalmente examinadas para produzirem afeição e ação. 111.5 Sustento. Comida. Lembrarseá. Mesma raiz e mesmo sentido de “memoráveis” (v. 4). 111.6 Nações. Nações gentílicas. 111.7 Fiéis. Firmes, confiáveis. Veja 19.7‑8; 105.8. 111.8 Instituídos. Estabelecidos. 111.9 Redenção. Salvação do pecado e das misérias que ele traz (130.7), descrita dramaticamente no êxodo do Egito (Dt 7.8). Estabeleceu para sempre a sua aliança. Embora Deus tenha feito promessas a Abraão, Israel e Davi em pontos distintos da história, a Escritura indica a unidade essencial das promessas de Deus, resumindo‑as na permanente e singular aliança (v. 5; 105.8). Tremendo. Terrível, que inspira reverência. Seu nome. Quem Deus revelou ser por meio de seus atributos e perfeições. 111.10 Temor do Senhor (…) sabedoria. Uma perspectiva correta para guiar a pessoa pela vida começa quando ela vê todas as coisas à luz da santidade de Deus (Jó 28.28; Pv 1.7; 9.10).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Na adoração, é da máxima importância que o nosso coração seja dedicado, íntegro e verdadeiro. Também é essencial que tomemos o nosso lugar na congregação dos fiéis, que adotam a sã doutrina. A adoração comunitária é projeto de Deus para a sua igreja. O dia do Senhor é especialmente adequado para meditarmos sobre as obras divinas de criação e redenção. Há muito a descobrir nelas para encher a nossa alma de admiração e alegria. O temor do Senhor é uma graça que hoje é notável por sua ausência em grande parte dos cultos modernos. No culto comunitário, não devemos tolerar nada mundano, casual ou irreverente. Como podemos encorajar a reverência ao nosso Deus?
  • Os temas desse salmo apontam para o Filho de Deus: sua glória, fidelidade pactual, redenção de pecadores e suas obras maravilhosas. Deus quer que o seu povo pense muito sobre as obras de Jesus Cristo. Aqueles que as amam terão prazer em meditar sobre elas. Portanto, a adoração cristã gira em torno de focar os pensamentos e os sentimentos nas doutrinas do evangelho. Como você está meditando pessoalmente sobre a obra de Cristo para crescer em entendimento, fé, amor, alegria e paz? Como você faz isso no culto público?
  • Oração: Louvem a Deus por sua graça e peçam um coração dedicado a ele, íntegro e verdadeiro e que glorifique o Senhor Jesus.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share