Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 108

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Hino ou cântico: Inicie cantando com a família cânticos ou hinos que ressalte o auxílio Deus ao seu povo. Sugestões: Salmo 40 (Vencedores por Cristo) – “Esperei confiantemente no Senhor, e ele se inclinou para mim” e “Maravilhas divinas” (Novo Cântico, nº 33).
  • Oração: Façam orações louvando a Deus por seu auxílio e peçam que ele continue renovando esse auxílio a cada dia.
  • Leia Salmos 108. Explique: 108.15 O mesmo texto de 57.7‑11. 108.1 Firme está o meu coração. Meus pensamentos, desejos e vontade estão firmemente focados no Senhor (57.7; 78.7‑8,37; 112.7). 108.2 Harpa. Instrumento de cordas frequentemente usado no louvor. 108.4 Misericórdia. Lealdade pactual. 108.613 Essas palavras são substancialmente repetidas em 60.5‑12. 108.7 Medirei. Todos os territórios do reino de Davi estão sujeitos à autoridade de Deus. 108.9 Bacia de lavar. Especificamente, uma bacia para lavar os pés, uma imagem de humilhação, de alguém reduzido a serviços humildes. Atirarei a minha sandália. Uma imagem que significa tomar posse, reivindicar senhorio. Jubilarei. Gritarei de alegria (41.11). Todas essas nações eram inimigas tradicionais de Israel e faziam fronteira com o reino de Davi. Elas também estavam sob a autoridade de Deus. 108.12 Vão. Inútil. 108.13 Faremos proezas. Realizaremos grandes obras, isto é, conquistaremos os adversários pelo poder do Senhor (em Deus).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Ter um coração firme é importante, pois o homem instável é “inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8). Ter o coração focado no Senhor e ser sensível a toda a sua fidelidade são os meios pelos quais alcançamos uma mente firme. Siga o modelo de Davi, sendo rápido em louvar a Deus por sua bondade e ore para que seu auxílio seja renovado diariamente. O que torna difícil concentrar o coração em Deus? Como você pode vencer essas dificuldades?
  • A salvação dos amados de Deus faz com que ele seja louvado entre as nações e sua soberania sobre todos os povos seja demonstrada. Isso aconteceu supremamente quando Deus venceu Satanás pela morte e ressurreição de Jesus, exaltou Cristo às maiores alturas e iniciou a evangelização do mundo. O sucesso dessa missão depende da vitória já alcançada pelo Filho de Deus e do presente auxílio do Espírito Santo. “Em Deus faremos proezas” (v. 13). Como o Espírito Santo pode agir em sua vida para que Deus seja glorificado e louvado?
  • Oração: Peçam que Deus lhes dê um coração firme e focado nele.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share