Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 104

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: O poder de Deus na criação e na providência é razão para louvor. Façam breves orações exaltando-o por isso.
  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo que exalte a providência divina – Sugestão: hino “Providência de Deus” (Novo Cântico, nº 30)
  • Leia Salmos 104. Explique: 104.1 Bendize. Declarar as coisas boas que são de Deus, uma expressão de louvor. Minha alma. Uma referência a si mesmo (v. 35). 104.23 Manto () Cortina () morada () carro. Metáforas que descrevem o universo como casa e propriedade de Deus. 104.4 Os anjos são servos celestiais de Deus (ministros) a quem ele dá poder comparável ao vento e ao fogo. Esse verso é citado em Hebreus 1.7 para mostrar a superioridade de Cristo — que é o Filho de Deus — sobre os anjos. 104.1314 Regas () Fazes. Todos os processos naturais, inclusive o ciclo das águas e a produção de alimento, são sustentados e dirigidos pela secreta providência de Deus (136.25; 147.8; Mt 6.26,30). 104.15 Alegra o coração do homem. Todas as coisas boas do mundo dão testemunho de que há um Deus bom que ama as pessoas apesar de seus pecados (Mt 5.45; At 14.17). 104.17 Cegonha. Identificação exata incerta, talvez uma cegonha ou uma garça. 104.18 Arganazes. Identificação exata incerta, talvez um texugo (Pv 30.26). 104.21 Sustento. Comida de qualquer tipo (v. 27). 104.24 Variedade. As maravilhas da criação, inclusive a vasta quantidade de criaturas vivas no céu, no mar e na terra, demonstram a infinita sabedoria do Deus que as fez (136.5; Pv 3.19; Jr 10.12; 51.15). 104.26 Monstro marinho. Alguma criatura marítima de grande porte. 104.29 Ocultas o rosto. Um sinal de desprazer. Perturbam. Ficam horrorizados, aterrorizados. 104.34 Meditação. Reflexão. 104.35 Desapareçam da terra. Em um mundo tão bem planejado, com tanta graça e perfeição, os pecadores e perversos causam distúrbio e dissonância com a harmonia planejada por Deus. Bendize, ó minha alma. O fim é como o princípio, emoldurando o salmo de Aleluia.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Esse salmo descreve as obras divinas de criação e providência. De fato, ele é como uma versão poética de Gênesis 1. Um entendimento verdadeiro, bíblico, da criação nos leva a admirar e adorar o poder, a sabedoria e o amor de Deus. Deixar de sustentar a doutrina da criação diminui a glória de Deus. Em nossos pensamentos, devemos ir da criação para o Criador e meditar frequentemente sobre ele. Descobriremos que nossa meditação é um doce antídoto para todos os problemas e preocupações da vida. Também nos alegraremos nas demonstrações diárias do cuidado providencial de Deus por aquilo que ele criou. No entanto, por maiores que sejam as criações de Deus, o Senhor é muito maior.
  • Cântico. Louvem a Deus com o hino “Oração vespertina” (Novo Cântico, nº 173) ou o salmo 104, “Bendize, ó minh’alma, ao Senhor! Senhor, tu és maravilhoso”, ou com outro cântico.
  • Oração: Empreguem tempo, exatamente agora, adorando somente ao Deus Trino, honrando ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Contemplem e adorem o poder, a sabedoria e o amor de Deus.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share