Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 103

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Cântico: Comecem cantando com a família cânticos ou hinos de louvor ao grande Deus e Salvador. Sugestão: “Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu santo nome” ou os hinos “Gratidão” (Novo Cântico, nº 59) e “Hino de gratidão” (Novo Cântico, nº 62).
  • Oração: Louvem a Deus por todos os benefícios da salvação.
  • Leia Salmos 103: Após a leitura, explique: 103.12 Bendize. Declarar o que pertence a ele, uma expressão de louvor. Minha alma. Davi exorta a si mesmo (v. 22). Não te esqueças. Não se recuse a levar em conta. 103.3 Perdoa. A forma verbal sugere que esta é uma atividade habitual de Deus. Iniquidades. Ou culpa (v. 10). Somente Deus pode perdoar a culpa do pecado (51.1‑4; Is 43.25; Mc 2.7). 103.4 Redime. Resgata do problema à sua própria custa por causa de um relacionamento estreito. Graça e misericórdia. Lealdade e amor pactuais, e piedade ou compaixão que leva à ação de ajudar. 103.8 Misericordioso. Compassivo. Benigno. Aquele que demonstra lealdade e amor pactuais (v. 11,17). 103.10 Retribui. Recompensa. 103.11 Quanto o céu se alteia. O amor fiel de Deus (misericórdia) é infinitamente grande (36.5; 57.10) por aqueles que o adoram, creem nele e o obedecem com um coração inocente (que o temem; v. 13). 103.12 Quanto dista o Oriente do Ocidente. O perdão de Deus é completo, removendo do pecado toda culpa legal (Is 38.17; Mq 7.18‑19; Cl 2.13‑14; 1Jo 1.7,9). 103.13 Pai se compadece. Tem compaixão daqueles que estão em miséria e toma a ação adequada. 103.14 Conhece. Considera e coloca no coração (v. 18). Estrutura. Forma. 103.17 Os filhos dos filhos. Deus demonstra lealdade às gerações seguintes, uma promessa pactual fundamental (105.8; Dt 7.9). 103.20 Anjos. Espíritos poderosos criados por Deus para adorá‑lo no céu (bendizei ao Senhor, cf. 148.1‑6) e executar obedientemente seus planos no mundo (executais as suas ordens, cf. 68.17; 78.49; 91.11; 104.4). 103.21 Ministros. Servos. Os termos “exércitos” e “ministros” muito provavelmente se referem a anjos (v. 20).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Quão rica e abundantemente Deus tem abençoado seu povo! Somos inclinados a esquecer as coisas boas que ele tem nos dado generosamente, por isso precisamos refletir sobre essas bênçãos maravilhosas. Precisamos nos empenhar em uma conversa santa com a nossa própria alma (Sl 42.5) para estimular nosso coração a louvar ao Senhor. O que esse salmo nos ensina sobre as razões pelas quais devemos louvar a Deus?
  • A maravilha e a glória infinita do amor e do perdão de Deus brilham na morte de seu Filho. Nada poderia comunicar melhor a grandeza do amor de Deus aos pecadores do que as palavras: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito” (Jo 3.16). Nada pode tornar o perdão de Deus mais seguro ou completo que o fato de ele haver colocado todos os pecados de seu povo sobre seu Filho e ter punido esses pecados ali (Is 53.5‑6).
  • Cântico: Hino “As muitas bênçãos” (Novo Cântico, nº 63).
  • Oração: Conversem sobre as razões pelas quais sua família e igreja devem louvar a Deus, e orem por isso.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share