Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 102

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Louvor: Cristo é o Senhor imutável, por isso os crentes podem saber que ele nunca os abandonará Louvem a Deus pela esperança que ele concede ao seu povo por meio de Cristo. Sugestão: hino “Nome precioso” (Novo Cântico, nº 164).
  • Oração: Conversem sobre suas aflições e depois orem colocando cada uma delas nas mãos do Senhor. Lembrem-se de que a esperança do cristão se baseia na natureza e no caráter imutável de Deus.
  • Leia Salmos 102. Explique: 102.2 Não me ocultes o rosto. Um gesto que expressa desprazer. 102.3 Fornalha. Ou fogo. 102.67 Pelicano. Uma ave impura (Dt 14.17). Essa ave no deserto, assim como uma coruja nas ruínas ou um passarinho solitário, está fora de lugar — assim o salmista se sentia. 102.8 Furiosos contra mim. Escarnecem de mim. 102.11 Como a sombra que declina. Como no fim da tarde. 102.13 Terás piedade. Ter piedade ou mostrar compaixão por meio da ação apropriada para prestar ajuda. Te compadeceres. Ser gracioso ou mostrar favor imerecido (v. 14). E já é vinda a sua hora. O tempo determinado chegou. 102.15 Nome. Todos os atributos de Deus ou todas as perfeições que ele revelou. 102.17 Atendeu. Deu atenção. 102.22 Povos. O plural hebraico se refere às nações gentílicas (v. 15). Todos os povos se unirão ao verdadeiro Israel em adoração ao Senhor (22.27). 102.2527 Veste. A criação perecerá, mas o Criador é eterno (90.2), já existia no início, quando todas as coisas foram feitas (Gn 1.1), e continuará existindo para sempre (v. 12; 92.8), mesmo depois que esta criação for transformada em uma nova criação (97.5; 98.8). Tu, porém, és sempre o mesmo. O Senhor é imutável, sempre permanece o mesmo em sua natureza e em seus planos (33.11; Ml 3.6). Estes versos são citados em Hebreus 1.10‑12 e aplicados ao Filho de Deus, que é o eterno e imutável “Eu Sou” (Jo 8.58), que, junto com, o Pai, criou o universo (Jo 1.1‑3).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

A tribulação leva muitos às pedras da incredulidade, mas leva os verdadeiros crentes ao porto seguro da presença de Deus. Nos piores momentos, o melhor a fazer é nos aproximarmos do Senhor em oração. Independentemente do que nos aconteça na vida, não deve haver espaço para o desespero. Em nosso coração deve haver uma fonte que jorre a graça da esperança, que nos assegure que, além da escuridão presente, há um futuro brilhante e glorioso. O reino de Deus encherá o mundo e todas as nações se unirão aos adoradores de Deus. Como podemos ter certeza disso? A esperança do cristão se baseia na natureza imutável de Deus. Ele é sempre o mesmo Deus, e, portanto, sabemos que ele fará o que prometeu fazer em Jesus Cristo. Cristo é o Senhor imutável, por isso os crentes podem saber que ele nunca os abandonará (Hb 13.5,8). Como podemos encontrar contentamento em Cristo mesmo quando gememos?

  • Cântico: “Firme nas promessas” (Novo Cântico, nº 177).
  • Oração: Uma oração suplicando que Deus renove a esperança de sua família e igreja.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share