Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 101

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

  1. Oração: O Senhor é bom e justo e requer que a nossa vida seja santificada. Determine um período para que cada membro do grupo ore silenciosamente confessando seus pecados. Depois, peça que alguém ore pedindo ajuda ao Senhor para que cada membro da família assuma o compromisso de ter um comportamento íntegro diante do Senhor.
  • Louvor: Cantem um hino ou cântico de confissão: Sugestão:“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados” (baseado em 1Jo 1.9)
  • Intercessão: Orem por aqueles irmãos que estão vivendo afastados do Senhor, em rebeldia. Peçam também por aqueles que estão em disciplina, para que Deus lhes dê o verdadeiro arrependimento.
  • Leia Salmos 101: Após a leitura, explique: Título Davi escreve aqui sobre a sua determinação de buscar justiça em sua vida particular (v. 1‑4) e fazer justiça em seu ofício público como rei (v. 5‑8). 101.1 Bondade. Lealdade e amor pactuais. 101.2 Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Literalmente, “atentarei ao caminho de salubridade ou inocência” (v. 6). Coração sincero. Integridade de pensamentos e motivos. 101.3 Coisa injusta. Coisa inútil, indigna. Aborreço o proceder dos que se desviam. Literalmente, “rejeito o desvio” ou “um ato que desvia repentinamente”. 101.4 Perverso. Torcido, falso ou pervertido. Não quero conhecer o mal no sentido de amar o pecado e engajar‑se nele (Jr 4.22). 101.5 Às ocultas. Em segredo. Próximo. Companheiro. Não o suportarei. Um governante tem o dever de punir (destruirei) aqueles sob sua autoridade que fazem o mal (Rm 13.4).101.7 Não permanecerá. Não será estabelecido. Compare essas palavras com a afirmação que os apóstolos fazem sobre nos prevenir contra aqueles que se dizem irmãos, mas possuem uma vida totalmente irregular e contrária à Palavra de Deus (1Co 5.11; 2Jo 10). 101.8 Manhã após manhã. Literalmente, “nas manhãs”, uma expressão de determinação enérgica ou urgente.
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família
  • Quando refletimos sobre as perfeições de Deus, só podemos ficar profundamente gratos por ele ser o Deus que é, digno de nossos cânticos sagrados e de nossa vida santificada. Para esse fim, é bom que tenhamos determinação e propósito de coração para nos comportarmos de um modo que esteja acima e além de reprovação, dando testemunho do poder da graça de Deus. Como podemos viver de modo a evitar tentações tanto quanto for possível, evitar associação com aqueles que nos levariam a desviar e usar a autoridade que tivermos para nos opor ao pecado?
  • Esse salmo tem sido chamado de “salmo do dono da casa”, por suas resoluções de viver com integridade em casa e exercer autoridade corretamente. Como tal, ele tem aplicação para cada chefe de família. Contudo, ele se aplica ainda mais diretamente à resolução do rei de Israel de ter uma vida justa e governar um reino justo. Ele é cumprido na perfeita pureza de Jesus Cristo, de seu reino e em seu juízo vindouro. De que maneira a determinação absoluta de Cristo de ser o rei justo de seu povo dá aos crentes esperança e conforto? Como esse salmo é uma clara advertência àqueles que continuam no pecado sem arrependimento?
  • Cântico: Um hino ou cântico sobre santificação. Sugestão: “Aspiração à santidade” (Novo Cântico, nº 133).
  • Oração: “Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal” (Sl 101.4). Faça destas palavras a oração final.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share