Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Kids: Lição 13 – A escravidão está no fim

PARA REFLETIR

Respondendo ao chamado

A trajetória de Moisés revela muitos contrastes. Filho de uma escrava que foi criado por uma princesa. Nasceu em um casebre e viveu em um palácio. De líder de exércitos se tornou um pastor de ovelhas. Foi educado na corte do Egito, mas viveu a maior parte de sua vida no deserto. Apesar de ter dificuldade para falar, acabou liderando um grande povo. Foi um fugitivo de Faraó e libertador de um povo. Esses contrastes nos fazem perceber a provisão de Deus na vida do seu escolhido.

Diante do chamado de Deus, inicialmente, Moisés foi relutante fazendo três perguntas: Quem sou eu? Quem és tu? E se não acreditarem em mim?

A primeira pergunta pode não revelar uma crise existencial, mas um sentimento de incapacidade. Isso lhe soa familiar? Quantas vezes sentimos que não somos capazes? Por exemplo, você já teve a experiência de receber uma criança com deficiência física ou intelectual em sua classe de escola dominical? Foi fácil? Não teve essa experiência? Como imagina que seria a sua reação? Muitos se assustariam e poderiam dizer: “Eu não tenho formação para isso, não sei o que fazer” ou “Eu não consigo, prefiro deixar a turma!”.

Diante da dificuldade, Moisés ouviu o Senhor dizer que estaria com ele. Isso era tudo que Moisés precisava; é tudo que nós precisamos. A presença de Deus é suficiente para enfrentarmos as dificuldades sem desistir.

A obediência de Moisés ao chamado de Deus não o livrou dos problemas, mas permitiu que ele conhecesse mais do Senhor. Ao responder o questionamento “quem és?”, Deus revelou o seu nome e caráter a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (3.14). Diante das incertezas, “E se eles não acreditarem em mim…?” (4.1), Deus revelou seu poder e deu sinais incontestáveis a Moisés. Professor, em sua jornada, há muitas incertezas; muitos “e se” vêm à mente. E se não der certo? E se eu não for capaz de…? Diante de tudo isso, lembre-se de que você foi chamado por Deus, o trabalho é dele, você é um cooperador dele. O Senhor o direcionará e suprirá sempre. “Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho” (Sl 32.8). (Sony Baker)

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share