Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Firmando os Passos: Lição 9 – Jacó retorna para casa

PARA REFLETIR

Como Jacó, devemos invocar o Deus da aliança e Pai de Jesus Cristo, orar pronunciando a ele suas palavras, confessar que somos indignos de sua graça, pedir salvação, derramar os temores do nosso coração e fortalecer nossa fé em suas promessas. Isso é oração verdadeira. Assim como Deus mudou o nome de Jacó para Israel, por meio de uma experiência dolorosa, Deus também muda em nós tudo o que precisa de transformação, seja em nosso temperamento ou personalidade – às vezes, por meio de circunstâncias de sofrimento – com o fim de nos fazer crescer dia a dia à imagem de seu Filho Jesus. Se pecamos contra outras pessoas, devemos primeiro nos humilhar diante de Deus e encontrar paz com ele. Depois devemos nos humilhar diante das pessoas a quem ofendemos, pedir perdão e procurar reparar as perdas que lhes causamos. Acima de tudo, devemos nos apegar a Deus para que ele nos abençoe, quer as pessoas contra quem pecamos façam as pazes conosco ou não.

Como é bonito quando Deus reconcilia inimigos e cura relacionamentos rompidos! Isso é um retrato da graça divina. Arrependimento é mostrado por pecados cometidos, restituição é feita por danos causados, perdão é concedido ao culpado e amizade sincera é renovada. A reconciliação é penosa – na maior parte das vezes, devido ao nosso orgulho – mas é doce e preciosa. No que depender de nós, busquemos a paz com todos. A melhor reconciliação é a reconciliação com Deus e a volta para casa com ele. Jacó tinha ido para uma espécie de exílio por causa dos seus pecados, mas o Senhor o levou para casa, para a terra prometida.

Bíblia de Estudo Herança Reformada

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share