Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Jr.: Lição 15 – Novo nascimento

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3).

Um dia, quando eu estudava num instituto bíblico, a conversa passou a girar em torno do novo nascimento. A pergunta era se todos já tinham nascido de novo. Todos podiam dizer “sim” e até citavam o dia da sua conversão. Quando chegou a minha vez, eu não podia responder claramente. Isso me deixou preocupado e orei para que o Senhor me mostrasse a resposta. Um dia pensei: Ué, se minha mãezinha não me tivesse contado o dia do meu nascimento, eu não o saberia, mas estaria vivo mesmo assim, pois posso falar e andar. Assim, meu Pai celestial não me informou sobre o dia do meu novo nascimento, mas pela graça de Deus sei que estou vivo, pois posso orar e andar no caminho do Senhor.

Sem dúvida é uma grande bênção saber exatamente quando essa transformação espiritual ocorreu na sua vida, mas o não saber pode ser proveniente de outra bênção. É que uma criança que nasce numa família cristã recebe a semente da Palavra desde cedo sem notar quando brota. Lendo a Bíblia, percebemos que saber o dia não é uma exigência de Deus, mas sim de alguns queridos irmãos que passaram por uma experiência. Eles pensam que todos deveriam experimentar o mesmo, transformando uma experiência pessoal numa exigência geral.

Isso se aplica também a outros setores da vida cristã, como por exemplo, a santificação. Um dos meus amigos na mesma escola era um jovem que tinha tido uma conversão instantânea após uma vida desregrada. Um dia eu disse: “Como gostaria de ter me convertido de repente como você”. Ele me olhou surpreso e respondeu: “Você ‘tá doido’, rapaz. O Espírito Santo está trabalhando no seu coração desde cedo, carpindo de mansinho a erva daninha. Mas no meu, já viu, ele tinha de entrar com uma escavadeira para arrancar os tocos!”.

Graças a Deus por nossas experiências espirituais, e graças também que a norma não é nossa experiência, mas sim a Palavra de Deus.

Meditações de um peregrino, de Francisco Leonardo Schalkwijk, Editora Cultura Cristã

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share