Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Jr.: Lição 13 – Ir à Cristo

Desde a queda do homem em pecado, a grande pergunta tem sido: “Como os pecadores podem ser levados de volta para Deus?”. Deus expulsou Adão e Eva do paraíso por causa de seus pecados, mas, por meio de Cristo, podemos voltar para Deus e para o paraíso (Ap 22.1-2). Por isso, João testifica: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (v. 17). O homem foi afastado de Deus, mas agora ele é levado de volta para Deus por meio de Jesus Cristo. A pergunta que permanece é: Como você e eu podemos ir a Cristo?

O que significa ir a Cristo? As opiniões equivocadas são muitas, como, por exemplo, tomar uma decisão por Cristo por força própria, levantar a mão durante uma oração em silêncio, recitar a oração do pecador ir até o “altar” durante um chamado, ser batizado, participar da Ceia do Senhor, aceitar mentalmente algumas verdades, ter experiências místicas ou ver milagres.

Ir a Cristo começa com o chamado de Deus. Ele ordena a todos que ouvem o evangelho a se arrepender e confiar em Cristo. O evangelho apresenta Cristo aos homens para a sua salvação. Paulo disse: “(…) nós pregamos a Cristo crucificado (…) poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Co 1.23-24). A morte e a ressurreição do Filho de Deus são poderosas para a salvação dos pecadores. Cristo diz “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Quando alguém se recusa a ir a ele, toda culpa recai sobre o pecador. Jesus disse: “(…) não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.40).

No entanto, Deus faz mais do que apenas um chamado universal. Ele também faz um chamado eficaz que chama um pecador específico para Cristo. O Senhor Jesus disse: “Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim, esse de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6.37). Estamos tão cegos e mortos no pecado (Ef 2.1; 2Co 4.4) que não conseguimos ir e não iremos, mas para Deus todas as coisas são possíveis (Mt 19.26; Jo 6.44; Ef 2.5).

Vamos a Cristo quando somos atraídos ativamente para ele pela fé, quando ele se oferece aos pecadores no evangelho pelo poder do Espírito Santo. Essa fé exige renúncia, quando reconhecemos não possuir justiça própria (Fp 3.9), confiança, quando descansamos na pessoa de Cristo e no sangue que ele derramou na cruz (Rm 3.25), e apropriação, quando recebemos Cristo e o aplicamos como grande remédio para todas as nossas necessidades espirituais (Jo 1.12). Só podemos ir a Cristo para que ele nos salve do pecado se nos reconhecermos como pecadores, como violadores da santa lei de Deus que merecem o julgamento (Rm 3.19‑20).

Pela graça do Espírito, você já se voltou em fé para Cristo como ele é apresentado no evangelho como sua única esperança para à salvação? Isso é um sinal seguro de ir a ele! Se assim for, dê glória a Deus, pois sem o Espírito Santo ninguém pode ir a Cristo (1Co 12.3). O Espírito dá vida, e a carne não tem proveito nenhum (Jo 6.63). Louve o Pai pelo fato de o Espírito ter abençoado você com a fé em Jesus Cristo.

Se você ainda não foi a Cristo, por que não? Não permita que qualquer obstáculo o impeça. Leia a Bíblia e ouça a pregação que dá testemunho de Cristo. Não permita que amigos o afastem. Não permita que os pecados das pessoas na igreja o impeçam de ter a vida eterna. Se você ainda não o fez, aprenda os fundamentos do cristianismo por meio de uma boa classe de novos membros. Não persista na descrença, nem endureça seu coração. Pare de amar este mundo. Pare de se agarrar aos seus pecados. Não seja um tolo que pensa que Deus jamais o condenaria. Por outro lado, não seja orgulhoso a ponto de pensar que seus pecados são maiores do que a graça de Cristo. Ele pode salvar o pior dos pecadores. Não adie. Humilhe‑se ainda hoje e invoque o nome do Senhor Jesus. Ele é rico para salvar todos os que vão a ele.

Bíblia de Estudo Herança Reformada

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share