PARA REFLETIR
Sextou! Essa expressão traz um alívio quase instantâneo quando vem acompanhada da expectativa de diversão, alegria e descanso. Ela expressa a disposição do nosso coração em colocar o lazer e o “fazer nada” como a maior finalidade do final de semana, afinal, “ninguém é de ferro”. O problema é que, agindo assim, o lazer e a diversão se tornam nossos ídolos que precisam ser alimentados com altas doses do nosso tempo, da nossa energia e dos nossos recursos.
Atente-se para esta afirmativa: “Buscar descanso e sentido no que é criado sempre deixará o homem com sede. Como qualquer outro ídolo, o lazer falha. Ele nunca irá satisfazer plenamente, pois apenas Deus e a criação mediada pela lei de Deus podem satisfazer” (Emílio Garofalo). Fomos criados para nos relacionarmos com Deus em todo o tempo e lugar, e isso inclui o tipo de lazer e diversão que escolhemos. Sim, Deus está interessado em participar conosco desse tempo. O descanso foi ideia dele e, certamente, ele se alegra em nos ver desfrutando de uma boa diversão. Pare de pensar que nosso relacionamento com Deus ocorre apenas quando estamos lendo a Bíblia, orando ou participando de alguma atividade da igreja. Relacionamento com Deus engloba o que fazemos, pensamos e falamos em qualquer lugar, sozinhos ou rodeados de pessoas.
Avalie como você tem gastado esse tempo. Busque equilíbrio para que nem o ativismo e nem a preguiça acompanhem o seu cotidiano. Desfrute de tudo o que o Senhor oferece e faça tudo para sua glória. Com esse princípio em mente, eu desejo a você um bom descanso!
Michelle Razuck
Dica
Leia o artigo de Emilio Garofalo: A busca humana da diversão sob a ótica bíblica de Criação-Queda-Redenção.