Pensamentos para a devoção pessoal/em família: Gênesis capítulo 4
1. Aflija-se pelos resultados da Queda. O capítulo 4 revela as horríveis consequências do pecado de Adão – seus filhos são infectados com orgulho, ódio e o engano da serpente. Mas há esperança, pois também vemos aqui o fruto da promessa de Deus (3.15). Satanás tem sua descendência entre os homens, mas Deus leva alguns a confiarem em sua promessa e a adorá-lo aceitavelmente. Embora a descendência piedosa sofra perseguição, no fim ela triunfará.
2. Maravilhe-se com a paciência de Deus. É notável que Deus converse pacientemente com Caim e lhe dê ampla oportunidade de se arrepender de seu ciúme. Muito embora sua oferta tenha sido recusada, Caim devia ter dado ouvidos às advertências, mas recusou-se. O assassinato está sempre no coração humano. “Do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15.19).
3. Tome cuidado com o crescimento do pecado. Uma vez que acolhemos o pecado, ele nos leva a um pecado pior, que afeta outras pessoas. O pecado inicial de Caim levou a um pecado pior em seus descendentes, como o orgulho de Lameque por seus assassinatos. Como a linhagem piedosa de Sete, precisamos invocar o nome do Senhor. O que o pecado faz neste capítulo que nos ensina a orar contra ele e que graça devemos buscar do Senhor?
Bíblia de Estudo Herança Reformada