Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Medo

“O perfeito amor lança fora o medo” (1Jo 4.18)

Na Holanda temos uma rima que diz mais ou menos assim:

Amigo meu, tu sofres mais

Temendo dores irreais

Que nunca acontecem.

Assim tu sofres muito além 

Do que Deus permite pra teu bem.

O Senhor Jesus disse que devemos buscar em primeiro lugar o seu reino, e esse buscar inclui o “Não vos inquieteis com o dia de amanhã.” (Mt 6.33-34). Por isso, Corrie ten Boom aprendeu durante os terríveis anos no campo de concentração nazista que a preocupação não esvazia o amanhã da sua dor, mas esvazia o dia de hoje da sua força. Todos esses medos procedem no fundo do medo da morte – consequência do pecado que ele venceu pagando a nossa dívida (Hb 2.15).

Quando temos de tomar uma decisão importante, o medo não é um bom conselheiro, pois o medroso é como o preguiçoso que vê um leão na estrada (Pv 26.13). Entretanto, se você realmente tiver de tomar aquela estrada temida, lembre-se de que a vontade de Deus nunca o levará onde a graça de Deus não pode guardá-lo. Seja forte e corajoso (Js 1.9). O presidente Franklin D. Roosevelt disse: “Não temos nada a temer a não ser o medo”.

Encontrando segurança no amor de Deus

A procura do medo irreal só pela adrenalina pode acabar viciando, mas na vida real há muitos perigos, e crentes podem sentir medo deles. Doença fatal, a morte de uma pessoa querida, a perda do emprego, um ataque terrorista, uma vergonha enorme. Seja honesto, como Davi o foi e reconheça seu medo (Sl 119.39). Deus nunca disse que não há perigos (Lc 21.26), porém ele estará conosco no meio deles (Is 41.10).

Um simples medo de outras pessoas, pode ser como uma cilada (Pv 29.25, NVI). Por trás dessas armadilhas está o diabo, caçando vítimas do medo. Calma, irmão, para poder orar e analisar a situação. O melhor remédio é o amor de Deus. Quando eu era menino, o meu quarto ficava num sótão meio escuro. Mas minha mãe me ensinou um corinho que falava do aconchego do amor de Deus que me guarda (Sl 46.1-2)!

O perfeito amor vence e lança fora o medo!

Meditações de um peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk, Cultura Cristã

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share