Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura
O matrimônio é um símbolo da relação entre Cristo e a igreja

Matrimônio – Um símbolo

O matrimônio é um símbolo da relação entre Cristo e a igreja

“Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja” (Ef 5.32).

No dia do casamento se faz fotografias e, em Efésios 5, Paulo aponta para um desenho especial, pois a aliança matrimonial de crentes em Cristo é um pequeno reflexo do relacionamento entre Jesus e sua igreja. O jovem marido ganha uma tarefa importante porque, no amor pela sua esposa, ele é um reflexo do próprio Senhor Jesus Cristo! E a jovem esposa também ganha um privilégio especial, pois daqui para frente ela pode simbolizar a igreja de Deus, servindo ao Senhor com alegria, ajudando na sua obra.

O desenho do matrimônio

O desenho que o casal ganha é claro. Segurando-o horizontalmente estamos vendo as mãos dos nubentes, mas verticalmente elas apresentam as mãos de Jesus e da sua igreja. Como pastor, às vezes, entregava aos noivos na hora do casamento duas folhas: a primeira era uma folha-mestre com esse desenho, a outra era uma folha transparente para copiá-lo. O desenho é para todos os crentes, mas a folha transparente para o casal.

Em cima da folha-mestre diz: “O matrimônio é um símbolo da relação entre Cristo e a igreja”. Em cima da folha transparente também diz: “O matrimônio é um símbolo da relação entre Cristo e a igreja”. Ainda há algo mais, a saber:

TAREFA:       copiar juntos, marido e esposa

NOMES:         dos noivos:…………………………………………………….

INÍCIO:           hoje, data do seu casamento:………………………d.C.

PRAZO:          até um dos cônjuges ser promovido para glória.

O desenho tem muitas linhas finas, mas em Efésios 5, o apóstolo Paulo indica duas linhas principais. E, no final do capítulo, aponta de novo para a linha de Cristo para a igreja: amor (↓); e em seguida para a linha da igreja para Cristo: respeito (↑).

De fato, esse desenho é para todos, pois Ele quer fazer uma aliança de amor com todos nós individualmente. Mas casados ganham o presente da folha transparente onde diz: copiar essa aliança na sua vida de casados.

Que privilégio, que responsabilidade!

—–

De Meditações de um Peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk, Cultura Cristã, 2014.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share