Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Livro da História

“Um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (Ap 5.5).

O apóstolo João, exilado, chorou porque não entendia os planos divinos na confusão da História. Homens podem chorar, até ateus marxistas que acreditavam num mundo melhor pela dialética histórica de Hegel. E Deus entende quando não entendemos os porquês na História (Is 55.9).

Lecionei História da Igreja durante anos. Nas aulas, eu falava sobre história antiga, medieval e nova, mas percebi que a ordem desses adjetivos devia ser invertida como na vida de uma pessoa: idade nova, média e velha, pois estamos vivendo na idade avançada da História.

E o Senhor nos adverte: Vigiai (Mt 24.42)! Sinais dos tempos são como placas ao longo da estrada da História que nos dizem que o Rei está chegando. Guerras, fome, terremotos, mudança de clima, esfriamento do amor, perversidade como antes do dilúvio e antes da chuva de enxofre.

Secularização x Afastamento da fé

Pela secularização ocorre um afastamento da fé (Lc 18.8). A “religião”, porém, não desaparecerá, ao contrário, surgirão falsos profetas (1Tm 4.1), querendo dar a última solução aos problemas. Até haverá cooperação entre religião e política, pois João viu a mulher sentada na besta (Ap 17.3). Igrejas apóstatas farão uma aliança com o anticristo e Babilônia perseguirá os verdadeiros filhos de Deus (Ap 18.24).

Mas não chores, pois há sinais alegres também! O evangelho está sendo pregado em todo o mundo via rádio, tevê, facebook, tradução da Bíblia, etc. (Mt 24.14). Vários movimentos missionários surgiram recentemente como o da “Volta a Jerusalém” para alcançaros povos entre China e Israel.

Quem é vigilante se lembra da misericórdia de Deus e é paciente (Tg 5.8), sem perder a esperança (1Pe 1.3). E se deixa consolar pelo fato de que esse livro enigmático da História está na mão do Leão que espera de propósito (2Pe 3.9), mas que rugirá no seu tempo próprio!

De Meditações de um Peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk, Cultura Cristã, 2014.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share