“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem … homem e mulher os criou” (Gn 1.27).
Quando a Bíblia nos diz que Deus criou o homem à Sua imagem, lembramos que só filhos têm a imagem dos pais e, neste sentido, todas as pessoas são filhas de Deus (Lc 3.38). Mesmo que nem todos os filhos queiram manter contato com seu Pai, eles não deixam de refletir Seu Criador.
Não é que Deus tenha um corpo como nós; Ele é Espírito (Jo 4.24). Mas nosso corpo é especial e a capacidade de ver é como um reflexo remoto da visão onisciente de Deus.
Aspectos humanos criados por Deus
Deus criou ainda outro aspecto humano; algo mais íntimo, a alma,[1] com suas três funções principais.
Com seu intelecto (I) o homem pode penetrar os segredos do universo majestoso e do mundo minúsculo do átomo.
Com sua vontade (V) ele pode desencadear um gigantesco desenvolvimento, cultivando a natureza ao redor dele, guardando-a ao mesmo tempo do estrago pelo seu uso insensato (Gn 2.15).
E com seus sentimentos (S), o amor pode preservar tudo na mais serena harmonia.
Ó, como nossa alma humana reflete traços do seu Criador!
No mais íntimo do homem Deus colocou o coração. Não me refiro àquele que bate umas setenta vezes por minuto, mas o coração espiritual. O espírito do homem, o seu mais íntimo, o centro da sua personalidade, o eu tem de bater para com Deus. Com razão Agostinho disse: “Tu nos fizeste para Ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em Ti descanso”. Como Deus fez Adão e Eva belos por dentro! Eles sabiam perfeitamente quem era o seu Pai Celestial, e qual a vontade dEle. E por serem santos também queriam fazer a Sua vontade: o vero, o bom e o belo (Ef 4.24; Cl 3.10).
Assim, Deus formou o homem de barro e de espírito (Gn 2.7). Poderíamos dizer: com uma perna no mundo material e a outra no mundo espiritual, para que governasse esses dois setores da vida em nome do seu Criador. O materialismo nega-o como agente racional e moral. Mas desde que homem e mulher se completam, juntos eles refletem a imagem de Deus na terra. Que honra!
Senhor, ensina-nos a viver conforme a Tua imagem. Amém.
De Meditações de um Peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk, Cultura Cristã, 2014.
[1] 1Ts 5.23, termos práticos, não dogmáticos: totalmente.