Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Fazer o bem… agora!

“Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo” (Pv 3.27).

Em termos bíblicos, a responsabilidade de cuidar do próximo foi dada à igreja e aos seus membros, não às forças seculares. Quando uma igreja transfere esta prerrogativa bíblica para o Estado, temos aqui um desvirtuamento de propósito. A igreja não pode terceirizar esta delegação dada por Deus. Essa foi a minha surpresa quando visitei em Forth Worth, Dallas, o programa Clean Slate do Presbyterian Night Shelter. Clean Slate é um negócio, não um programa de distribuição. É totalmente baseado em receita, e opera como uma empresa. Tem como objetivo quebrar o ciclo da pobreza, proporcionando emprego estável que restaure a dignidade e forneça esperança aos desabrigados. A grande diferença é que os funcionários da Clean Slate são retirados da população sem-teto que vive nas ruas.

A Clean Slate é uma empresa profissional que tem o seguinte lema: “Acreditamos no poder dos negócios para causar um impacto substancial e duradouro na comunidade.”

Como muitos moradores de rua são negligenciados pelo mercado de trabalho por causa de inexperiência ou registros criminais, a empresa desafia diretamente esses obstáculos, desenvolvendo seus próprios pequenos negócios, como equipes de limpeza e manutenção de prédios, que oferecem esses serviços para empresas que não têm funcionários internos para tais tarefas.

Promovendo oficinas de capacitação e programas de treinamento, ela identifica candidatos dispostos e esforçados, que devem se candidatar a entrevistas para empregos.

Essa abordagem de livre mercado com ativismo social é clara em sua propaganda, afirmando que “ao contratar a Clean Slate, você ajuda a população de rua em nossa comunidade, enquanto você recebe um serviço de qualidade.”

A Clean Slate nasceu como uma solução criativa para uma crise pública.

Na luta em favor dos indigentes, oportunidades criativas e trabalho duro e honesto fornecem o remédio mais eficaz.

Isto prova que a Clean Slate não se furta em fazer o bem!

Texto extraído da revista Servos Ordenados, Ano 12 – Nº 62

O Dr. Antônio Cabrera Mano Filho é presbítero da IP de São José do Rio Preto (SP), foi Ministro da Agricultura do Brasil no governo Collor.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share