Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Escada da Lei

“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êx 20.2).

Salvação por obras ou pela graça? A lei não foi dada como escada para atingir o céu, mas sim, como regra de gratidão.

No desenho estamos vendo como uma pessoa vai subindo. Quase está em cima, mas, de repente, da nuvem, saem relâmpagos e uma voz diz: “Maldito” porque não cumpriu todas as coisas que o Senhor ordenou, e aquela pessoa cai (Gl 3.10).

Não dá mesmo para usar a lei como caminho da salvação. Onde Deus deu a lei? Na terra do Egito ou depois de livrar seu povo? Claro, depois! Se a lei fosse caminho de salvação, Deus a teria dado no meio da perdição deles, dizendo: “Façam o que a lei manda e, então, vou tirar vocês de lá!” Nesse caso estariam no Egito ainda hoje. Mas é por amor que Deus os livrou: “(…) pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

O começo da lei

Assim dá para compreender melhor o começo da lei. Ela não inicia com o primeiro mandamento, “Não farás (…)”, mas Deus lembra aos libertos o que ele fez dizendo: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Quer dizer:

Egito………………. perdição

            Eu te tirei………….. salvação

            depois a Lei……….. gratidão

Por isso, o Espírito Santo disse pelo apóstolo Paulo: “Éreis trevas (perdição), mas agora sois luz no Senhor (salvação), andai como filhos da luz (gratidão)”. Sim, a Lei do Senhor não é caminho de salvação, mas, sim, regra de gratidão![1]

Então, meu amigo, se ainda estiver na escada da lei, solte-a agora e caia! E você entenderá melhor o que significa ser salvo pela graça, sola gratia. Caia o quanto antes, porque se se converter de verdade, você cairá nos braços abertos do Senhor Jesus.

Essa verdade pode ser vista também na sequência dos capítulos em Êxodo. É que, depois de ter dado a leimoral(cap. 20), Deus deu a lei cerimonial (cap. 25). E tudo nessa lei nos fala sobre a pessoa e a obra do nosso Salvador (Hb 8.5)!

De Meditações de um Peregrino, de Frans Leonard Schalkwijk, Cultura Cristã, 2014.


[1] Ef 5.8; Sl 130.3,4. Divisão do Catecismo de Heidelberg.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share