fbpx
Blog Cultura Cristã

Apresenta em classe as suas propostas com clareza

Nesta edição, focamos a comunicação do professor quanto a sua clareza. Professor que é professor não enrola.

Você já havia pensado nisso? Vejamos.

Preliminares: o preparo

Para você ter clareza é fundamental primeiro saber aonde está indo. Isso mesmo. Seus objetivos são claros? Os objetivos gerais e os específicos se encaixam? Os objetivos para cada aula e para o curso são coerentes?

Esses objetivos o dirigiram durante o planejamento da aula? Estavam claros quando você escolheu os métodos que usaria, bem como os recursos pedagógicos?

Seu estudo bíblico foi cuidadoso? Os objetivos do texto da Escritura a ser estudado foram examinados? A ideia bíblica a ser comunicada ficou clara para você? Foram avaliadas dificuldades de interpretação da passagem?

A comunicação

Seu conhecimento da classe deixa claro o vocabulário e a linguagem a ser adotados? Você ouve os alunos apenas em sala de aula ou participa com eles de atividades extra-classe? Um professor que cai de cada paraquedas na frente dos alunos pouco antes de cada aula e não os conhece terá dificuldades para ser claro.

A avaliação

Iniciando a aula e avançando você poderá avaliar pelas expressões faciais e linguagem corporal dos alunos se funcionaram os recursos que você empregou para envolver e motivar a classe. Mantenha sua atenção à clareza, porque a classe dependerá de sua apresentação do assunto para participar objetivamente da pesquisa que você proporá em seguida. Quando retornarem da pesquisa e expressarem o que aprenderam (não se esqueça de lhes dar essa oportunidade) você vai ver nitidamente – agora não só pelas expressões faciais e linguagem corporal dos alunos – como foi sua clareza até ali. Claro, além de falta de clareza do professor há outros fatores a impedir o entendimento, mas você é a pessoa a perceber isso e tomar as devi- das providências ao ouvir as tais expressões.

Por isso você jamais dispensará o momento em que os alunos terão oportunidade de expressarem o que aprenderam. Você poderá avaliar sua clareza e a deles. Poderá retificar qualquer entendimento equivocado que tenha havido.

Outras avaliações deverão ocorrer envolvendo a sua equipe e outros grupos da liderança da sua escola dominical.

Retroalimentação

As avaliações serão ociosas se não forem seguidas das correções ou ajustes necessários. Todo o ensino se beneficiará, mas enfatizei aqui a clareza que caracteriza o bom professor.

Cláudio Marra

Extraído do Jornal Brasil Presbiteriano, Ano 59 nº 771 – Fevereiro de 2019

Siga-nos

Acompanhe nossos perfis oficiais!