Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

O que é um Calvinista de verdade?

Os alunos de Sinclair B. Ferguson se lembram bem de como ele começava seu curso sobre o Espírito Santo: “O objetivo da teologia é a adoração de Deus. A maneira de se fazer teologia é de joelhos. O método da teologia é o arrependimento”.

Este é um bom conjunto de diretrizes para lembrar, porque muitos que descobriram a beleza da Teologia Reformada são tudo, menos propriamente belos. Algumas pessoas às vezes chamam de ‘RVs’ aqueles que são ‘Reformados de Verdade’, mas o que esse termo geralmente evoca não é muito agradável (algumas pessoas instintivamente reagem de forma semelhante ao termo ‘calvinista’). Consideram os ‘Reformados de Verdade’ como pessoas de mente fechada, com uma visão limitada das coisas e uma atitude pouco gentil com quem discorda deles. Eles têm uma má reputação que, infelizmente, é bem merecida em alguns casos.

A linha militante do calvinismo

Uma linha militante no calvinismo deixa algumas pessoas irritadas sempre que separam as doutrinas da graça (mais precisamente identificadas como Depravação Total, Eleição Incondicional, Redenção Particular, Graça Irresistível e Perseverança dos Santos) da vida cristã piedosa. Alguns cristãos que se identificam como calvinistas parecem estar em um estado perpétuo de descontentamento com os seus pastores. E muitas vezes acabam fazendo sugestões inconvenientes para que melhorem como pessoas. Outros parecem excessivamente preocupados com a conversão de pessoas para a sua denominação eclesiástica. Outros memorizaram os Cinco Pontos do Calvinismo (Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e a Perseverança dos Santos), mas de alguma forma fica faltando a essência do evangelho.

Assim, temos compaixão pelo homem que escreveu: “Nada vai amortecer uma igreja ou colocar um jovem para fora do ministério mais do que uma adesão ao calvinismo. Nada vai fomentar o orgulho e a indiferença como um carinho pelo calvinismo. Nada irá destruir a santidade e a espiritualidade como uma adesão ao calvinismo… As doutrinas do calvinismo irão enfraquecer e matar qualquer coisa: oração, fé, zelo, santidade.”

Isso não deveria ser assim. Na verdade, não deve ser assim, desde que as pessoas compreendam corretamente o calvinismo. As doutrinas da graça preservam o que é certo e bom na vida cristã. Humildade, santidade e gratidão são alguns desses valores. Elas também promovem uma paixão pela oração e pelo evangelismo. O verdadeiro calvinista deveria ser um cristão excelente. Não de mente fechada ou cruel, mas fundamentado na graça de Deus. Por isso, deveria ser generoso de espírito.

Philip Graham Ryken

Texto adaptado do livro Série Fé Reformada – vol. 1, publicado pela Editora Cultura Cristã. No capítulo 1 desse livro, Philip Ryken apresenta uma introdução prática à espiritualidade reformada e explica o que as doutrinas da graça significam para o crescimento pessoal em santidade, buscando responder à pergunta: Como deveria ser um calvinista de verdade?

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share