Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura
MQV Kids: Lição 11 - Um amor maior do que esse

MQV Kids: Lição 7 – Gideão à luz do evangelho

Deus chamou Gideão, e Gideão seguiu suas instruções, mas para Gideão foi difícil acreditar em Deus. Ele o questionou como um cético e pediu vários sinais. Por que, então, Hebreus 11.32-34 diz o seguinte?

E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Apesar de Gideão ter sido outro líder relutante como Baraque, Hebreus o cita como exemplo a ser seguido pelos cristãos: seguir em fé para realizar aquilo para o qual Deus o chamou. A história, na verdade, registra uma progressão na fé de Gideão até o momento em que ele realmente realizou grandes coisas. Hebreus vê o resultado final e ensina que os cristãos devem ser como Gideão quando agiu com confiança. O ciclo de Gideão trata da luta do cristão para crer em Deus quando as coisas estão ruins.

O Espírito de Yahweh revestiu Gideão. Assim, Gideão enviou seus próprios anjos (“mensageiros” [Jz 6.35]) e convocou Israel. Mas, ainda assim, ele queria ver um sinal (a lã). Portanto, o tema continuou sendo a fé. A pergunta é: Yahweh nos decepcionará, ou podemos crer em sua palavra? O que devemos fazer com a Palavra de Deus? O que devemos fazer com o chamado de Deus?

Se Gideão, com todas as suas falhas e sua timidez, sua fé fraca e sua tendência de perder o rumo, conseguiu realizar a missão de Deus quando capacitado pelo Espírito, o que poderia um homem verdadeiramente fiel à aliança, em quem não há desvios de conduta ou pecado, realizar? Não conseguimos nem imaginar. Esse homem seria capaz de tudo, de qualquer coisa. Poderia até salvar o mundo inteiro. Juízes clama por esse tipo de líder ungido. Gideão antecipa o Messias.

Jesus é o líder capacitado pelo Espírito que Deus providenciou para salvar do pecado e da morte um povo que não era merecedor. O evangelho é sua palavra que chama o povo para crer nele. O que devemos fazer com seu evangelho? Como devemos responder ao seu chamado? É isso que o livro de Hebreus vê na narrativa de Gideão.

Na verdade, os midianitas eram uma ameaça menor do que pareciam ser (por isso, essa seção os chama de “gafanhotos inferiores”). Os israelitas precisavam apenas crer em Deus, e aquela monstruosidade simplesmente desapareceria. Todo seu sofrimento era resultado de sua incredulidade. Tudo que eles precisavam era de um líder capacitado pelo Espírito. O Anjo disse: “Vai nessa tua força” (Jz 6.14). Desde sempre, tiveram a capacidade de derrubar Midiã. Por que, então, culpar Deus? A fé do tamanho de uma semente de mostarda era a única coisa que lhes faltava. Da mesma forma, Hebreus conclama os cristãos a se livrar de todo impedimento e seguir Jesus, o pioneiro da nossa fé (Hb 12.1-2).

Trecho extraído do livro Reto aos seus próprios olhos, de George M. Schwab,  Editora Cultura Cristã

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share