Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

MQV Jr.: Lição 6 – Criados à imagem e semelhança de Deus

PARA REFLETIR

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem (…) homem e mulher os criou” (Gn 1.27).

A Bíblia nos diz que Deus criou o homem à sua imagem. […] Não é que Deus tenha um corpo como nós; Ele é Espírito (Jo 4.24). Mas nosso corpo é especial e a capacidade de ver é como um reflexo remoto da visão onisciente de Deus.

Deus criou ainda outro aspecto humano; algo mais íntimo, a alma, com suas três funções principais. Com seu intelecto (I) o homem pode penetrar os segredos do universo majestoso e do mundo minúsculo do átomo. Com sua vontade (V) ele pode desencadear um gigantesco desenvolvimento, cultivando a natureza ao redor dele, guardando-a ao mesmo tempo do estrago pelo seu uso insensato (Gn 2.15). E com seus sentimentos (S), o amor pode preservar tudo na mais serena harmonia.

Ah! Como nossa alma humana reflete traços do seu Criador!

No mais íntimo do homem, Deus colocou o coração. Não me refiro àquele que bate umas setenta vezes por minuto, mas o coração espiritual. O espírito do homem, o seu mais íntimo, o centro da sua personalidade, o eu tem de bater para com Deus. Com razão Agostinho disse: “Tu nos fizeste para ti, e nosso coração está inquieto enquanto não encontrar em ti descanso”. Como Deus fez Adão e Eva belos por dentro! Eles sabiam perfeitamente quem era o seu Pai Celestial, e qual a vontade dele. E por serem santos também queriam fazer a sua vontade: o vero, o bom e o belo (Ef 4.24; Cl 3.10).

Assim, Deus formou o homem de barro e de espírito (Gn 2.7). Poderíamos dizer: com uma perna no mundo material e a outra no mundo espiritual, para que governasse esses dois setores da vida em nome do seu Criador. O materialismo nega-o como agente racional e moral. Mas desde que homem e mulher se completam, juntos eles refletem a imagem de Deus na terra. Que honra!

Senhor, ensina-nos a viver conforme a tua imagem. Amém.

Meditações de um Peregrino, de Francisco Leonardo Schalkwijk, Cultura Cristã.

Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share