Nossa missão é contribuir para a reforma da igreja no Brasil por meio da literatura

Roteiro para culto doméstico – Salmo 53

(adaptado da Bíblia de Estudo Herança Reformada)

Compartilhe com seus amigos!
  1. Leitura: Salmos 14.2-3
  • Oração: Reconheça sua pecaminosidade e sua necessidade de Jesus Cristo.
  • Leia Salmos 53: Após a leitura, comente que Davi descreve a depravação e a corrupção humanas e anseia pela salvação de Deus. O salmo 14 é essencialmente semelhante a esse. 53.5 Onde não há a quem temer (…) os rejeita. Essa é a principal diferença entre esse salmo e seu predecessor (14.5-6). A maldição de Deus sobre os ímpios os torna ansiosos mesmo quando nenhum perigo visível os ameaça (Lv 26.17,36; Pv 28.1). Dispersa os ossos. Ele os derrota e desonra (Jr 8.1-2).
  • Pensamentos para a devoção pessoal/em família

O ensino do salmo 14 é repetido no salmo 53 e aparece novamente em Romanos 3.10-12. Isso significa que precisamos dar cuidadosa atenção à doutrina do pecado. Sem um sentimento penetrante de nossa pecaminosidade, não nos importaremos muito com o evangelho de Cristo. Esse salmo revela que, por natureza, os seres humanos caídos são ateus práticos. Eles são corrompidos. Embora possam fazer algum bem na sociedade, nenhum deles faz um bem realmente espiritual. Eles podem ser religiosos, mas não desejam a Deus nem o buscam. Eles não o conhecem em seu coração. Como resultado, não oram realmente ao Senhor e perseguem o povo de Deus. Apesar de todo o seu orgulho, sentem-se culpados e com medo, às vezes sem qualquer razão aparente, e Deus os punirá severamente. O que isso mostra sobre sua necessidade de Jesus Cristo? O que especificamente ele fez para resgatá-lo dessa condição terrível?

  • Cântico: Um hino, cântico ou salmo sobre a companhia do Senhor – Sugestão: “Louvores sem Fim”, Novo Cântico (nº 38).
  • Oração: Agradeça a Deus pelo sacrifício de Cristo, pois somente por meio dele o homem pecador é resgatado de sua condição terrível. Peça que ele ajude você a viver em santidade como resposta de gratidão por tão grande salvação.
Share this article
0
Share
Shareable URL
0
Share